Avançar para o conteúdo principal

Prova de LP de 4ºano


No exame de aferição do 4º ano de 2009 a capacidade de utilização de uma biblioteca estava presente na questão 9, acompanhando uma fábula em que a biblioteca era um dos elementos.

A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrar a tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a, mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada? Não resistiu a perguntar. A tartaruga riu-se.– Como é que eu estou bem informada? É muito simples, cara amiga…– Então explica.– Não explico. Vem comigo e verás com os teus próprios olhos. Segue-me!Lá foram então as duas, uma pela água e outra pelo ar. Depressa chegaram ao destino.Uma gruta simpática, coberta de algas por fora e muito bem arranjada por dentro. Areia fofa, conchas, búzios e livros. Livros a não acabar mais! Uns de capa dura, outros de capa mole, com desenhos maravilhosos ou quase sem desenhos nenhuns, pequenos, médios, grandes, finos, grossos, delicados, resistentes, mínimos e descomunais!– O segredo está aqui, na minha biblioteca. Não me desloco, mas viajo pelos caminhos da leitura. Só preciso de óculos, de curiosidade e de imaginação!
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Três Fábulas, Lisboa, Caminho, 2007
Provas de Aferição (com soluções!): http://www.gave.min-edu.pt/np3/7.html

ver a imagem

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PINTA TU ESPAÑA - Divulgação dos resultados do Concurso Interno "XXII Concurso Pilar Moreno"

No âmbito da disciplina de Espanhol , com a colaboração da BECRE, decorreu, no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, uma exposição de trabalhos apresentados pelos alunos das turmas do 8.º e 9.º ano que frequentam a disciplina. Cada participante produziu um cartaz com base na imagem que tem do nosso país vizinho. As técnicas a utilizar poderiam ser as mais variadas. Esta atividade tem como base uma proposta de “Consejería de Educación e Embajada de España”, o  XXII Concurso Pilar Moreno , que apresenta como objetivos aumentar as relações culturais entre Portugal e Espanha, apoiar a implementação da língua e cultura espanhola no currículo dos alunos, promover a aprendizagem da língua e contribuir para a construção do conceito de cidadania europeia.  O Agrupamento, focado em preparar os alunos para serem melhores cidadãos no mundo, promoveu este tipo de iniciativa revelando-se como uma mais-valia, pois proporciona novas experiências culturais, linguísticas e artísticas m...

Unidos pela Leitura e pela Arte de Brincar- Exposição "RESGATE aos BRINQUEDOS" na Biblioteca Escolar do AEJSR

O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e a BE desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Alunos, Professores, Assistentes Operacionais aceitaram o desafio, deram uma limpeza ao sótão dos avós e o resultado está na exposição, a decorrer na Semana da Leitura e para além dela. Os brinquedos e as brincadeiras dos tempos dos nossos avós encantam e mostram um pouco da sua infância, avivando memórias que nos trazem uma certa nostalgia e a vontade de viajar  no tempo até ao passado.

Unidos pela Leitura e pelo direito a Brincar

  Durante a  Semana da Leitura  que coincidiu com a  Exposição “Resgate aos Brinquedos”, na Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo de Idanha e Ladoeiro  visitaram a sede do AEJSR trazendo muita poesia, alegria e magia. A leitura e o  conto de histórias não têm apenas caráter lúdico, é também uma metodologia que enriquece a aprendizagem e promove o conhecimento. Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal, São Miguel de Acha e a Zebreira  estiveram presentes online.  Turma A e E, Idanha - Corre, corre cabacinha! O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e do Desenvolvimento e Cidadania desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Os alunos abraçaram a proposta e foi com brilho, música e emoção que avivaram as memórias das brincadeiras de outros tempos.  As histórias na infância são fundamentais na formação da identidade e da aquisição de valores assim como no desen...