Avançar para o conteúdo principal

Unidos pela Leitura e pelo direito a Brincar

 Durante a Semana da Leitura que coincidiu com a Exposição “Resgate aos Brinquedos”, na Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo de Idanha e Ladoeiro visitaram a sede do AEJSR trazendo muita poesia, alegria e magia. A leitura e o  conto de histórias não têm apenas caráter lúdico, é também uma metodologia que enriquece a aprendizagem e promove o conhecimento.



Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal, São Miguel de Acha e a Zebreira estiveram presentes online. 

Turma A e E, Idanha - Corre, corre cabacinha!

O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e do Desenvolvimento e Cidadania desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Os alunos abraçaram a proposta e foi com brilho, música e emoção que avivaram as memórias das brincadeiras de outros tempos. 

As histórias na infância são fundamentais na formação da identidade e da aquisição de valores assim como no desenvolvimento da imaginação, das capacidades cognitivas e da inteligência emocional das crianças. Para além disso estimulam a capacidade de observação, a concentração e a memória. A integração musical na leitura ou conto de uma história apura o processamento auditivo, a coordenação motora e a sociabilidade.

A família designadamente os avós foram determinantes na passagem desse testemunho da sua infância longínqua que os seus netos, alunos do 5.º e 6.º anos,  magnificamente souberam mostrar, brincando, lendo, testemunhando bons exemplos de como é importante exercer o direito de brincar para o crescimento cognitivo e físico das crianças. De facto e de acordo com o consignado no PASEO, “As humanidades hoje têm de ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer. O processo da criação e da inovação tem de ser visto relativamente ao poeta, ao artista, ao artesão, ao cientista, ao desportista, ao técnico – em suma à pessoa concreta que todos somos.” Nesse sentido a pluralidade de atividades de articulação e inclusão de vários saberes geracionais proporcionou momentos de aprendizagem, centrados na leitura, na dramatização, na música e na arte de brincar.


As Adufeiras de Idanha-a-Nova (das quais fazem parte alunas, familiares e assistentes operacionais) têm no seu reportório cantares tradicionais que preservam as tradições e a cultura secular.  Alegraram e cantaram a "Senhora do Almurtão" ao som do Adufe.


 A interação dos pequenos leitores com os colegas mais velhos (5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos) nos atos de leitura lúdica privilegiou um ambiente pedagógico que favoreceu ligações afetivas e intelectuais. Pois a leitura de textos literários variados permite a aquisição de vocabulário novo e a expressividade de diferentes sentimentos libertando o leitor de angústias próprias do crescimento.

Histórias lidas, musicadas e dramatizadas: O Sapo apaixonado, A Bola e o Pássaro, Os Ovos Misteriosos, O Espantalho Enamorado, Os Direitos vão à Escola, Corre corre Cabacinha, ...

                                                              Poemas: A Bailarina

O Direito a Brincar!

2.º Ano, turma B - "O Espantalho Enamorado" de Guido Visconti

3.º e 4.º Ano, Idanha - "Os Ovos Misteriosos"  de Luísa Ducla Soares

Os alunos Voluntários da Biblioteca leram, dramatizaram, cantaram e encantaram...
Histórias do mundo: A Fénix e a Chachatattutu

Os Direitos vão à Escola, de e com  Celeste Almeida Gonçalves
Todas as crianças têm o DIREITO  a BRINCAR


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O músico Tom Hamilton no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro

  No próximo  dia 27 de maio, terça-feira,  na Biblioteca Escolar:  Destinatários:  alunos de música do 2.º Ciclo,  do CAA,  professores e comunidade educativa. Hora:  das 15:00h às 16h:30min Trata-se de uma sessão de partilha com o músico profissional inglês Tom Hamilton ,  residente em Portugal desde 1992, cuja carreira se tem distinguido pela recolha, valorização e reinvenção da tradição musical local.  A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com um percurso artístico singular, promovendo a valorização do património cultural, a escuta ativa e o pensamento crítico em torno da música e das suas múltiplas expressões. O músico realizou o documentário televisivo, intitulado  “A MONTANHA NEGRA”  que teve eco num programa da SIC A sessão será organizada no âmbito do projeto  "Clube de Música"  e contará com momentos de conversa informal, partilha de experiências, e audição de exc...

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.