Avançar para o conteúdo principal

Ler Camões: «O dia em que nasci...»

 A Rede de Bibliotecas Escolares organizou um webinar em colaboração com a Universidade de Coimbra subordinado ao tema: 


Terá Luís de Camões nascido no dia 23 de janeiro? Como é que a leitura da sua obra pode conduzir a esta data?

O dia em que eu nasci, morra e pereça
Não o queira jamais o tempo dar,
não torne mais ao mundo e, se tornar,
eclipse nesse passo o sol padeça.

Luís de Camões   

Os alunos da professora de Filosofia,  Catarina Fernandes assistiram na biblioteca escolar. Os oradores foram fascinantes na interpretação de alguns versos associando o conhecimento astronómico à fundamentação da possibilidade de o poeta ter nascido a 23 de janeiro ou a 5 de fevereiro (Teófilo Braga sustenta-a). 


Bem, mas a partir de hoje ficam dois poemas por dia até 23 de janeiro.

Ler Camões ...


1.º "Amor é Fogo que Arde sem se Ver" nas vozes maravilhosas dos alunos Beatriz Brito e João Martins

2.º Descalça vai para a Fonte", na voz fresca e doce da Mia, aluna do 3.º Ano, C, professora Maria dos Anjos.







, de excelência

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

10 de junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

  Luís Vaz de Camões   e a sua obra "Os Lusíadas" , desenhada e interpretada com "engenho e arte",  pelos alunos do AEJSR. (...) "Esta é a ditosa pátria minha amada, à qual se o Céu me dá que eu sem perigo torne, com esta empresa já acabada, acabe-se esta luz ali comigo . Esta foi Lusitânia, derivada de Luso ou Lisa, que de Baco antigo filhos foram, parece, ou companheiros, e nela antão os  íncolas  primeiros."