Avançar para o conteúdo principal

“Día de los muertos”

Se aproximan las conmemoraciones del “Día de los muertos”, una celebración tradicional de México, un país hispanohablante. En esta cultura, la muerte tiene un significado importante. En esos días, se cree que se consiguen acercar y reencontrar a los seres queridos ya muertos. Para eso, se construye un altar, un lugar de veneración, donde se ponen las imágenes de los difuntos de la familia. También se les dejan frutas, pan y la comida que les gustaba, y se ponen las bebidas de su predilección que puede ser agua, cerveza o tequilla, una bebida mexicana. Esos altares son adornados con calaveras coloridas y las flores de cempasúchil, unas flores amarillas, que marcan el camino de vuelta a casa.

          Este año, en nuestra biblioteca, pueden visitar un altar para que puedan conocer un poco más de esta tradición.
Vengan a visitarla!
Un saludo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O músico Tom Hamilton no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro

  No próximo  dia 27 de maio, terça-feira,  na Biblioteca Escolar:  Destinatários:  alunos de música do 2.º Ciclo,  do CAA,  professores e comunidade educativa. Hora:  das 15:00h às 16h:30min Trata-se de uma sessão de partilha com o músico profissional inglês Tom Hamilton ,  residente em Portugal desde 1992, cuja carreira se tem distinguido pela recolha, valorização e reinvenção da tradição musical local.  A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com um percurso artístico singular, promovendo a valorização do património cultural, a escuta ativa e o pensamento crítico em torno da música e das suas múltiplas expressões. O músico realizou o documentário televisivo, intitulado  “A MONTANHA NEGRA”  que teve eco num programa da SIC A sessão será organizada no âmbito do projeto  "Clube de Música"  e contará com momentos de conversa informal, partilha de experiências, e audição de exc...

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.