Avançar para o conteúdo principal

No silêncio de Auschwitz


No silêncio de Auschwitz


Entre maio de 1940 e janeiro de 1945 morreram no campo de concentração de Auschwitz mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus, transformando aquele complexo numa das principais fábricas da morte do nazismo. Hoje é um local de visitas e reflexão...

Roupa. Malas. Sapatos. Óculos. São milhares de peças que se acumulam pelas salas de Auschwitz, testemunhando com o seu silêncio o destino de um milhão e trezentas mil pessoas que ali foram mortas pela ideologia nazi.

Entre as pilhas de objetos há ainda várias toneladas de cabelo, cortadas da cabeça de mulheres que entraram no campo completam um quadro de terror numa escala industrial nunca vista até então.

Ainda hoje os visitantes não conseguem ficar indiferentes. Para além de milhares de visitantes que ali se deslocam de forma individual, acompanhados de familiares ou amigos, há também muitas escolas que levam turmas inteiras ao campo para que estes conheçam “in loco” a temática do holocausto estudada nas aulas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O músico Tom Hamilton no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro

  No próximo  dia 27 de maio, terça-feira,  na Biblioteca Escolar:  Destinatários:  alunos de música do 2.º Ciclo,  do CAA,  professores e comunidade educativa. Hora:  das 15:00h às 16h:30min Trata-se de uma sessão de partilha com o músico profissional inglês Tom Hamilton ,  residente em Portugal desde 1992, cuja carreira se tem distinguido pela recolha, valorização e reinvenção da tradição musical local.  A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com um percurso artístico singular, promovendo a valorização do património cultural, a escuta ativa e o pensamento crítico em torno da música e das suas múltiplas expressões. O músico realizou o documentário televisivo, intitulado  “A MONTANHA NEGRA”  que teve eco num programa da SIC A sessão será organizada no âmbito do projeto  "Clube de Música"  e contará com momentos de conversa informal, partilha de experiências, e audição de exc...

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.