Avançar para o conteúdo principal

CNL - 2ª fase - Covilhã - dia 15 de abril de 2015.


É já amanhã que os nossos alunos estarão presentes na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.


Acompanhados pela professora bibliotecária, representarão o nosso agrupamento os alunos do 3º ciclo Laura Dias, Micaela Pires e Ricardo Machado. Do ensino secundário estarão Marta Santos, Tânia Barata e Rita Baptista.
O programa é aliciante e trabalhoso: a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura do Distrito de Castelo Branco, a realizar na Covilhã, na Biblioteca Municipal e na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, pretende promover o gosto pela leitura e  estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos do 3o ciclo do ensino básico e do ensino secundário.As obras selecionadas para leitura para as diversas categorias são: 3o ciclo do ensino básico:Casos do Beco das Sardinheiras de Mário de Carvalho e no Ensino secundário:Chocolate de Joanne Harris.
Para os apurados na final, há ainda a prova de conhecimento e leitura expressiva com 5 excertos do autor Ferreira de Castro para os alunos do 3º ciclo do ensino básico e 5 excertos do autor António Alçada Baptista para os alunos do ensino secundário.

A equipa da biblioteca e os professores de Português endereçam votos de boas leituras, desejam boa sorte aos finalistas e cumprimentam todos os alunos participantes, congratulando-se pelo excelente desempenho e pela numerosa participação.


A saída está prevista para as 9h30 e a chegada...bem, sairemos da Covilhã pelas 17h30, altura da festa da leitura,  mas depois temos o circuito de regresso a casa: Ladoeiro, Salvaterra do Extremo,Termas de Monfortinho,  Idanha...


Para quem não conhece aqui vai o mapa do nosso concelho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

10 de junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

  Luís Vaz de Camões   e a sua obra "Os Lusíadas" , desenhada e interpretada com "engenho e arte",  pelos alunos do AEJSR. (...) "Esta é a ditosa pátria minha amada, à qual se o Céu me dá que eu sem perigo torne, com esta empresa já acabada, acabe-se esta luz ali comigo . Esta foi Lusitânia, derivada de Luso ou Lisa, que de Baco antigo filhos foram, parece, ou companheiros, e nela antão os  íncolas  primeiros."