Avançar para o conteúdo principal

Eça de Queiroz




  1. Eça de Queirós nasceu a 25 de Novembro, em 1845.

    Eça de Queirós foi um dos maiores escritores portugueses e simultaneamente um dos maiores pensadores. Retratou como ninguém a sociedade e a psicologia dos portugueses, num estilo irónico e ...
    humorístico único, presente nos seus romances, crónicas e correspondência. Mais radical nos seus primeiros escritos, mais conservador nos últimos, em todos grassa uma actualidade e uma acutilância que continua a surpreender passados mais de cem anos sobre a sua morte.

    A visão e crítica de Eça de Queirós sobre os costumes em geral, e os portugueses em particular, continua surpreendentemente válida nos dias de hoje, provando que a evolução é pouco mais que um conjunto de progressos técnicos, e que as características do povo português, em todos os aspectos da sociedade, se mantêm praticamente iguais. Em 320 citações e 120 textos, complementados com excertos capitais dos seus principais romances, a sabedoria de Eça de Queirós encontra-se condensada neste livro para usufruto por si própria ou como incentivo a leituras mais aprofundadas da sua obra.
                                         "É o coração que faz o carácter." Eça de Queirós

    in http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=241965639199389&set=a.180009662061654.48551.157842324278388&type=1&theater

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PINTA TU ESPAÑA - Divulgação dos resultados do Concurso Interno "XXII Concurso Pilar Moreno"

No âmbito da disciplina de Espanhol , com a colaboração da BECRE, decorreu, no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, uma exposição de trabalhos apresentados pelos alunos das turmas do 8.º e 9.º ano que frequentam a disciplina. Cada participante produziu um cartaz com base na imagem que tem do nosso país vizinho. As técnicas a utilizar poderiam ser as mais variadas. Esta atividade tem como base uma proposta de “Consejería de Educación e Embajada de España”, o  XXII Concurso Pilar Moreno , que apresenta como objetivos aumentar as relações culturais entre Portugal e Espanha, apoiar a implementação da língua e cultura espanhola no currículo dos alunos, promover a aprendizagem da língua e contribuir para a construção do conceito de cidadania europeia.  O Agrupamento, focado em preparar os alunos para serem melhores cidadãos no mundo, promoveu este tipo de iniciativa revelando-se como uma mais-valia, pois proporciona novas experiências culturais, linguísticas e artísticas m...

Unidos pela Leitura e pela Arte de Brincar- Exposição "RESGATE aos BRINQUEDOS" na Biblioteca Escolar do AEJSR

O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e a BE desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Alunos, Professores, Assistentes Operacionais aceitaram o desafio, deram uma limpeza ao sótão dos avós e o resultado está na exposição, a decorrer na Semana da Leitura e para além dela. Os brinquedos e as brincadeiras dos tempos dos nossos avós encantam e mostram um pouco da sua infância, avivando memórias que nos trazem uma certa nostalgia e a vontade de viajar  no tempo até ao passado.

Unidos pela Leitura e pelo direito a Brincar

  Durante a  Semana da Leitura  que coincidiu com a  Exposição “Resgate aos Brinquedos”, na Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo de Idanha e Ladoeiro  visitaram a sede do AEJSR trazendo muita poesia, alegria e magia. A leitura e o  conto de histórias não têm apenas caráter lúdico, é também uma metodologia que enriquece a aprendizagem e promove o conhecimento. Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal, São Miguel de Acha e a Zebreira  estiveram presentes online.  Turma A e E, Idanha - Corre, corre cabacinha! O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e do Desenvolvimento e Cidadania desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Os alunos abraçaram a proposta e foi com brilho, música e emoção que avivaram as memórias das brincadeiras de outros tempos.  As histórias na infância são fundamentais na formação da identidade e da aquisição de valores assim como no desen...