Avançar para o conteúdo principal

Joaquim, o último dos profetas, pela pena do escritor beirão António Fidalgo



Proposta de leitura:
"Joaquim, o último dos profestas", livro publicado pelas Edições Cotovia (Lisboa), em 1993, é a primeira obra de ficção do escritor António Fidalgo (1956-    ), um beirão, professor de Semiótica na Universidade da Beira Interior (Covilhã) e que ensinou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Lisboa.

A obra começa assim:
«Nos nossos dias, em que o papa é João Paulo II e António o patriarca de Lisboa, Deus dirigiu a sua palavra a Joaquim, filho da viúva Isaura, quando guardava o rebanho de cabras e ovelhas nos campos de Idanha [destaque nosso]

Mais sobre o autor:
http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=12E4979218XW2.46825&profile=porbase&source=~!bnp&view=subscriptionsummary&uri=full=3100024~!760002~!12&ri=3&aspect=basic_search&menu=search&ipp=20&spp=20&staffonly=&term=Fidalgo%2C+Ant%C3%B3nio&index=AUTHOR&uindex=&aspect=basic_search&menu=search&ri=3

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

10 de junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

  Luís Vaz de Camões   e a sua obra "Os Lusíadas" , desenhada e interpretada com "engenho e arte",  pelos alunos do AEJSR. (...) "Esta é a ditosa pátria minha amada, à qual se o Céu me dá que eu sem perigo torne, com esta empresa já acabada, acabe-se esta luz ali comigo . Esta foi Lusitânia, derivada de Luso ou Lisa, que de Baco antigo filhos foram, parece, ou companheiros, e nela antão os  íncolas  primeiros."