Avançar para o conteúdo principal

Associação Americana de Bibliotecas de Escola


O aprendiz do Século XXI tem que:
• Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão dos textos – a chave do sucesso na sua vida escolar;
• Saber pesquisar/investigar – as bases essenciais para a sua aprendizagem;
• Utilizar correctamente a informação obtida;
• Ter aptidões tecnológicas – cruciais para as sua aprendizagem e o futuro mercado de trabalho;
• Ter igual acesso na aquisição dos materiais/informações – a componente chave para a educação;
• Deve partilhar os seus conhecimentos com os outros.

O aprendiz utiliza as suas aptidões/recursos/ferramentas para:
• Investigar, raciocinar criticamente e adquirir conhecimentos;
• Tirar conclusões, tomar decisões, aplicar conhecimentos em novas situações e criar novos saberes;
• Partilhar conhecimentos e participar ética e produtivamente como membros da nossa sociedade democrática;

Por fim, as bibliotecas escolares têm um papel importante no desenvolvimento de aptidões/aprendizagens dos alunos dado que, elas fornecem os recursos/ferramentas necessárias para uma aprendizagem estimulante e atractivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

10 de junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

  Luís Vaz de Camões   e a sua obra "Os Lusíadas" , desenhada e interpretada com "engenho e arte",  pelos alunos do AEJSR. (...) "Esta é a ditosa pátria minha amada, à qual se o Céu me dá que eu sem perigo torne, com esta empresa já acabada, acabe-se esta luz ali comigo . Esta foi Lusitânia, derivada de Luso ou Lisa, que de Baco antigo filhos foram, parece, ou companheiros, e nela antão os  íncolas  primeiros."