Avançar para o conteúdo principal

Quinta-feira de Ascensão - Dia da Espiga

 


O Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-feira de Ascensão, é uma data móvel que segue o calendário litúrgico cristão e que este ano é celebrado a 14 de maio. O ramo de espiga é composto por pés de trigo e de outros cereais, como centeio, cevada ou aveia, de oliveira, videira, papoilas, malmequeres ou outras flores campestres. E a simbologia de cada planta, comummente aceite, é a seguinte: o trigo representa o pão; o malmequer, o ouro e a prata; a papoila, o amor e a vida; a oliveira, o azeite e a paz: a videira, o vinho e a alegria; e o alecrim, a saúde e a força.

Entre o meio-dia e a uma hora da tarde é tempo sagrado de poderes encantadores e mágicos. Nalgumas povoações era também do meio-dia à uma que se colhia a espiga. Diz a voz popular que nessa hora “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e até as folhas se cruzam.”


PrPrepare o seu raminho e guarde-o com um pãozinho, num lugar seco  e escuro. Para o ano, no Dia da Espiga, veja o que acontece. O pão estará duro mas bom para saciar a fome. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encerramento do ano letivo 2024/2025

As crianças dos Jardins de Infância e os alunos das Escolas do 1.º Ciclo terminaram o ano letivo, no dia 27 de junho, e, certamente que esse dia ficará na memória de todos, mas sobretudo nos alunos que iniciarão, em setembro, um novo ciclo de aprendizagem. Foi Memorável! Houve alegria, emoção e muita esperança no futuro .   O Jardim de Infância, a EB1 de Ladoeiro e a Comunidade Educativa realizaram a sua festa de encerramento, no dia 26 de junho.  A trilogia “escola, família e comunidade” contribuem para o sucesso na aprendizagem e o crescimento harmonioso das crianças e jovens, incutindo-lhes saberes e valores que os ajudam a desenvolver capacidades e competências, alicerces valiosos para aprender ao longo da vida. O Complexo Escolar de Idanha-a-Nova festejou no último dia de aulas. A emoção, a amizade e a cumplicidade destes anos serão um vínculo de união que acompanhará estes amigos e amigas. O bolo dos finalistas estava divinal . O banho de espuma proporcionou frescura, b...

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.