O Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-feira de Ascensão, é uma data móvel que segue o calendário litúrgico cristão e que este ano é celebrado a 14 de maio. O ramo de espiga é composto por pés de trigo e de outros cereais, como centeio, cevada ou aveia, de oliveira, videira, papoilas, malmequeres ou outras flores campestres. E a simbologia de cada planta, comummente aceite, é a seguinte: o trigo representa o pão; o malmequer, o ouro e a prata; a papoila, o amor e a vida; a oliveira, o azeite e a paz: a videira, o vinho e a alegria; e o alecrim, a saúde e a força.
Entre o meio-dia e a uma hora da tarde é tempo sagrado de poderes encantadores e mágicos. Nalgumas povoações era também do meio-dia à uma que se colhia a espiga. Diz a voz popular que nessa hora “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e até as folhas se cruzam.”
PrPrepare o seu raminho e guarde-o com um pãozinho, num lugar seco e escuro. Para o ano, no Dia da Espiga, veja o que acontece. O pão estará duro mas bom para saciar a fome.


Comentários
Enviar um comentário
Deixe aqui a sua mensagem.