Avançar para o conteúdo principal

Livros Inclusivos

 

A Direção do nosso Agrupamento José Silvestre Ribeiro ofereceu 40  Livros Inclusivos (20 + 20), escritos pela escritora Sandra Oliveira, com ilustrações de Tânia Bailão Lopes. 

- 20 exemplares "Caracoleta, colo, colo, e mais colo", livro multiformato com vários elementos inclusivos, como a impressão em braile, um vídeo LGP com narração do texto, um audiolivro, pictogramas, ilustração e descrição das ilustrações, a gravação e descrição das ilustrações e a integração do vídeo em LGP e áudio das descrições na internet, com respetivos QRCODE.
- 20 exemplares "A Luna nunca diz não", com texto aumentado e pictogramas.

Vão estar acessíveis a todos  os leitores (chegarão brevemente a todas as escolas), para enriquecer e consolidar práticas de leitura mais inclusivas, em particular com os alunos que, por circunstâncias de natureza física, sensorial e cognitiva revelam maiores dificuldades na acessibilidade à leitura e à escrita e enfrentam barreiras à comunicação e à aprendizagem.

A equipa da BECRE agradece a gentil oferta!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

10 de junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

  Luís Vaz de Camões   e a sua obra "Os Lusíadas" , desenhada e interpretada com "engenho e arte",  pelos alunos do AEJSR. (...) "Esta é a ditosa pátria minha amada, à qual se o Céu me dá que eu sem perigo torne, com esta empresa já acabada, acabe-se esta luz ali comigo . Esta foi Lusitânia, derivada de Luso ou Lisa, que de Baco antigo filhos foram, parece, ou companheiros, e nela antão os  íncolas  primeiros."