Avançar para o conteúdo principal

1 de fevereiro de 1908 – Regicídio de D. Carlos e D. Luís Filipe




1 de fevereiro de 1908 – Regicídio de D. Carlos e D. Luís Filipe na “Ilustração Portuguesa.” 







Regicídio - 1 de fevereiro de 1908.  



Ensina RTP  






“Apontamentos indispensáveis se eu morrer.”

É desta forma que Manuel dos Reis Buiça, o regicida que mataria o rei D. Carlos com um tiro de carabina na nuca, inicia o seu testamento. Estava-se no dia 28 de janeiro de 1908, ou seja a quatro dias do atentado mortal contra a mais alta figura da realeza portuguesa. O facto da assinatura do testamento de Buiça ter ocorrido no mesmo dia da tentativa de derrubar o governo ditatorial de João Franco (Golpe do Elevador da Biblioteca) dificilmente se trata de uma coincidência. Provavelmente, o regicida previra a possibilidade de poder vir a morrer no decorrer do golpe e tentara salvaguardar, se não o futuro financeiro dos seus dois filhos, pelo menos o legado do seu nome. Pode ler-se no testamento «... ficaram-me de minha mulher dois filhos a saber: Elvira que nasceu em 19 de dezembro de 1900, na rua de Santa Martha numero... rez do chão e que não está ainda baptisada nem registada civilmente por motivos contrarios da minha vontade; e Manuel que nasceu em 12 de Setembro de 1907 nas Escadinhas da Mouraria numero quatro, quarto andar, esquerdo». Como o próprio pai menciona no seu testamento, Elvira e o pequeno Manuel viviam consigo e com a avó materna nas Escadinhas da Mouraria. A mulher de Buiça, D. Hermínia Augusta da Costa Buiça, filha de um major de cavalaria, havia já falecido. Os restantes membros da família Buiça viviam em Vinhais, para onde, segundo Manuel dos Reis Buiça, «se deve participar a minha morte ou o meo desapparecimento caso se deam». Prevendo a sua morte, Buiça afirma ainda no seu testamento que os seus filhos perderão, em breve, o seu pai. Lamenta ainda o facto dos seus filhos irem ficar «pobríssimos», já que não «tenho nada que lhes legar senão o meu nome e o respeito e compaixão pelos que soffrem». Manuel dos Reis Buiça termina o seu testamento pedindo que eduquem os seus filhos segundo os «principios de liberdade, egualdade e fraternidade em que eu comungo...», ou seja, segundo os princípios republicanos que defendia, «... e por causa das quaes ficarão, porventura, em breve, orfãos». 
No dia 1 de fevereiro de 1908, após o regicídio, Manuel dos Reis Buiça foi morto. Nos meses que se seguiram à sua morte a sua campa, sempre repleta de flores, foi visitada por muitos republicanos, tendo sido aberta uma subscrição pública destinada a auxiliar financeiramente os filhos que deixara órfãos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - 2.º Ano, Turma B, professora Ivone, EB1 de Idanha-a-Nova

 Estes meninos e estas meninas encantam com as mensagens que passam através das suas maravilhosas leituras.  A Leitura em Voz Alta é uma arte sempre em aperfeiçoamento... 

PINTA TU ESPAÑA - Divulgação dos resultados do Concurso Interno "XXII Concurso Pilar Moreno"

No âmbito da disciplina de Espanhol , com a colaboração da BECRE, decorreu, no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, uma exposição de trabalhos apresentados pelos alunos das turmas do 8.º e 9.º ano que frequentam a disciplina. Cada participante produziu um cartaz com base na imagem que tem do nosso país vizinho. As técnicas a utilizar poderiam ser as mais variadas. Esta atividade tem como base uma proposta de “Consejería de Educación e Embajada de España”, o  XXII Concurso Pilar Moreno , que apresenta como objetivos aumentar as relações culturais entre Portugal e Espanha, apoiar a implementação da língua e cultura espanhola no currículo dos alunos, promover a aprendizagem da língua e contribuir para a construção do conceito de cidadania europeia.  O Agrupamento, focado em preparar os alunos para serem melhores cidadãos no mundo, promoveu este tipo de iniciativa revelando-se como uma mais-valia, pois proporciona novas experiências culturais, linguísticas e artísticas m...

Camões in English by Fiama Chambino and Sara Power _ 7th C Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova.

 Já a pensar na Semana da Leitura que decorrerá de 31 de março a 4 de abril. Vamos à Leitura!!!