sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ler+ Para Vencer 2009/2010



O PNL está a enviar livros, oferecidos pelo Ministério da Educação aos alunos, que em Setembro, iniciarão o 1º Ciclo e o 2º Ciclo.As escolas irão receber até 30 de Julho, o número de livros correspondente ao seu número de alunos de 1º ano e de 5º ano, na escola sede de agrupamento ou na própria escola, caso não estejam agrupadas ou pertençam à rede do ensino privado.
Os livros deverão ser entregues pelos professores em Setembro como presente de inicio do ano lectivo 2009/2010.
Esta iniciativa dará continuidade ao programa de oferta de livros, iniciado em 2008. A distribuição será feita tanto no ensino público, como no ensino privado.
1º ano de escolaridade
Autocolante para colocar no livro e preenchido com a ajuda do professor.
Brochura para pais/encarregados de educação.
Cartaz para colocação na sala.
Mochilas para a biblioteca escolar (destinam-se a fomentar o empréstimo domiciliário no 1º ciclo e são uma oferta para as escolas).
. Selecção dos Livros
A selecção dos livros incidiu sobre os livros recomendados pelo PNL para este nível etário.
As escolas irão receber o número de livros correspondente ao seu número de alunos de 1º ano e de 5º ano na escola sede de agrupamento, ou na própria escola, caso não estejam agrupadas ou pertençam à rede do ensino privado.

2. Distribuição dos livros pelas escolas dos agrupamentos
Sendo todos os livros e restantes materiais recebidos nas sedes dos agrupamentos a distribuição dos pacotes destinados ao 1º ano deverá ser feita em Julho de 2009, com o apoio dos coordenadores das bibliotecas escolares.

3. Entrega dos livros e dos autocolantes aos alunos do 1º ano
A entrega dos livros aos alunos do 1º ano deve ser feita na sala de aula. Se o professor considerar oportuno, poderá ser logo no primeiro dia de aulas, valorizando explicitamente a importância do livro e da leitura.
Dado que será oferecida uma diversidade de livros, sugere-se que os professores deixem os alunos escolher o livro que preferirem, que façam um sorteio, ou que optem por outro processo que considerem adequado. Poderão optar por deixar os alunos escolher, por realizar sorteios, ou por outro processo de entrega que considerem adequado à população escolar
O autocolante deve ser colocado no livro, também na sala de aula, sob orientação do professor, que explicará o que vai ser preenchido nesse dia e o que será para preencher ao longo do ano.

4. Entrega das brochuras aos pais/encarregados de educação de alunos do 1º ano
A entrega da brochura aos pais/encarregados de educação deve ser feita em mão, num momento em que haja serenidade, para uma conversa breve sobre a importância dos livros e da leitura em família no desenvolvimento das crianças e para possibilitar alguns esclarecimentos que os pais eventualmente solicitem.

Sugerem-se como possibilidades:
Convidar os pais para estarem presentes na sala de aula, no momento em que os alunos recebem os livros.
Na primeira reunião de pais.
Individualmente no momento em que vão levar ou buscar as crianças.
A brochura só deverá ser enviada pelas crianças aos pais que, por qualquer motivo nunca se desloquem à escola.

5. Entrega dos livros e dos autocolantes aos alunos do 5º ano
A entrega dos livros aos alunos do 5º ano deve ser feita na Biblioteca Escolar, nos primeiros dias de aulas, mediante visitas das diferentes turmas que poderão aproveitar para se familiarizarem com o espaço e com os recursos disponíveis.
Dado que será oferecida uma diversidade de livros, os coordenadores da Biblioteca poderão optar por deixar os alunos escolher, por realizar sorteios, ou por outro processo de entrega que considerem adequado à população escolar.
O autocolante deve ser colocado no livro e preenchido pelo aluno.

5º ano de escolaridade
Autocolante/5º ano para o aluno colocar no livro e preencher
Cartaz para colocação na sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]