Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2009


Estão a decorrer as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura e os alunos já se encontram a ler os livros seleccionados para a primeira fase.

1. O Concurso Nacional de Leitura decorre em três fases:
- A primeira fase, a nível de cada escola participante, realizar-se-á na Escola EB 2,3/S JOsé Silvestre RIbeiro, em dia definir, no início de Janeiro, em horário e local a divulgar oportunamente.
- A segunda fase decorrerá numa Biblioteca Municipal do distrito de Castelo Branco , a definir, durante o 2º período.

- A terceira fase decorrerá em Lisboa.

2. Participam na primeira fase os alunos de 3º ciclo e Ensino Secundário que fizerem a inscrição junto dos respectivos professores de Língua Portuguesa ou na BE/CRE.
3. A prova da primeira fase é escrita e cada concorrente deve ler previamente os livros seleccionados:

4. Cada concorrente responde individualmente a um questionário sobre os livros.
5. As perguntas são de resposta múltipla e/ou Verdadeiro/Falso. Poderá haver até três perguntas de desenvolvimento.
6. A prova terá a duração de 30 minutos. Os concorrentes não podem ultrapassar o prazo estipulado mas podem entregar a prova e sair se a terminarem antes do tempo.
7. Por cada resposta certa, os concorrentes obtêm 1 ponto.
8. Apenas três concorrentes por ciclo podem passar à segunda fase. Assim, os três vencedores serão os que obtiverem um maior número de respostas correctas.
9. Em caso de empate, serão formuladas mais perguntas, em data a marcar, para se obter o desempate.
10. O júri será composto pelos professores de Língua Portuguesa do 3ºciclo e do Ensino Secundário.

O Regulamento completo (relativo às três fases), pode ser lido no site do PNL.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PINTA TU ESPAÑA - Divulgação dos resultados do Concurso Interno "XXII Concurso Pilar Moreno"

No âmbito da disciplina de Espanhol , com a colaboração da BECRE, decorreu, no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, uma exposição de trabalhos apresentados pelos alunos das turmas do 8.º e 9.º ano que frequentam a disciplina. Cada participante produziu um cartaz com base na imagem que tem do nosso país vizinho. As técnicas a utilizar poderiam ser as mais variadas. Esta atividade tem como base uma proposta de “Consejería de Educación e Embajada de España”, o  XXII Concurso Pilar Moreno , que apresenta como objetivos aumentar as relações culturais entre Portugal e Espanha, apoiar a implementação da língua e cultura espanhola no currículo dos alunos, promover a aprendizagem da língua e contribuir para a construção do conceito de cidadania europeia.  O Agrupamento, focado em preparar os alunos para serem melhores cidadãos no mundo, promoveu este tipo de iniciativa revelando-se como uma mais-valia, pois proporciona novas experiências culturais, linguísticas e artísticas m...

Unidos pela Leitura e pela Arte de Brincar- Exposição "RESGATE aos BRINQUEDOS" na Biblioteca Escolar do AEJSR

O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e a BE desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Alunos, Professores, Assistentes Operacionais aceitaram o desafio, deram uma limpeza ao sótão dos avós e o resultado está na exposição, a decorrer na Semana da Leitura e para além dela. Os brinquedos e as brincadeiras dos tempos dos nossos avós encantam e mostram um pouco da sua infância, avivando memórias que nos trazem uma certa nostalgia e a vontade de viajar  no tempo até ao passado.

Unidos pela Leitura e pelo direito a Brincar

  Durante a  Semana da Leitura  que coincidiu com a  Exposição “Resgate aos Brinquedos”, na Biblioteca Escolar, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo de Idanha e Ladoeiro  visitaram a sede do AEJSR trazendo muita poesia, alegria e magia. A leitura e o  conto de histórias não têm apenas caráter lúdico, é também uma metodologia que enriquece a aprendizagem e promove o conhecimento. Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal, São Miguel de Acha e a Zebreira  estiveram presentes online.  Turma A e E, Idanha - Corre, corre cabacinha! O grupo disciplinar do 2.º Ciclo no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular e do Desenvolvimento e Cidadania desafiaram um resgate aos brinquedos de outros tempos. Os alunos abraçaram a proposta e foi com brilho, música e emoção que avivaram as memórias das brincadeiras de outros tempos.  As histórias na infância são fundamentais na formação da identidade e da aquisição de valores assim como no desen...