quarta-feira, 14 de maio de 2008

à conversa com...professor João Fernandes


Vamos entrevistar o professor João Fernandes, para melhor o conhecermos, bem como o seu gosto pela pintura.
Este professor de História partilhou connosco três obras, tendo uma delas ficado na Biblioteca da Escola: uma tela com Eça de Queiroz.
Esta entrevista vai revelar-nos o que pensa um artista, para quem a pintura é o seu hobby.

Com que idade lhe apareceu esse gosto pela pintura?
Desde tenra idade, já tinha gosto sobretudo pelo desenho! Não segui a carreira das artes, devido à indisponibilidade financeira dos meus pais.

Teve alguma formação na área das artes?
Não, sou autodidacta. Aprendi algumas coisas com alunos de artes plásticas.

O que lhe dá mais gozo pintar?
A minha pintura, inicialmente, incidia sobre a figura humana; presentemente estou mais dentro do abstracto.

Quais as cores que mais o apelam?
Gosto de cores quentes: amarelos, vermelhos e laranjas

Tem pintado com frequência?
Ultimamente, não tenho pintado muito, sobretudo por falta de tempo e também devido a uma fase mais sombria que se efectivou com a morte de um familiar.

O que representa, para si, a pintura?
Para mim, a pintura é o espelho da alma.

Onde guarda as suas obras?
A maioria das minhas obras está na minha casa ou, então, na casa de amigos.


Tony Soares, 12ºA
[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]