domingo, 28 de junho de 2009

PNEP- II Encontro Plenário em Castelo Branco

Portaria



RBE

Professor bibliotecário
22 de Jun de 2009

A partir do ano lectivo de 2009-2010 a organização e gestão das bibliotecas escolares estará a cargo de professores bibliotecários a tempo inteiro que devem desenvolver estratégias e políticas que garantam a rentabilização de recursos e investimentos e a(s) coloquem ao serviço da escola, do processo formativo e das aprendizagens dos alunos.

Divulga-se o texto da portaria que aguarda publicação em Diário da República e que regula a designação de professores bibliotecários a partir do ano 2009-2010.

ver aqui

13 anos de Bibliotecas Escolares



Fórum RBE
Dia: 26 de Junho
Local: FIL - Parque das Nações - Lisboa
Participantes: Cerca de 1.500 - todos aqueles que trabalham directa ou indirectamente com as BE's

Primeiro momento: A Drª Teresa Calçada, a arquitecta RBE, abriu o Fórum fazendo uma retrospectiva dos treze anos de vida. A seguir Marçal Grilo, ministro em 1996 e depois a actual Ministra da Educação.

Segundo momento: Uma mesa redonda sobre o presente e o futuro das bibliotecas escolares, incluindo cinco vozes ligadas ao projecto: Carlos Pinheiro, professor coordenador de uma biblioteca escolar em Sintra; Elsa Conde, coordenadora interconcelhia vinda do Sul; Vera Silva, bibliotecária municipal do Seixal; Manuela Barreto Nunes, professora universitária e investigadora, vinda do Norte; e Ana Bela Martins, membro do Gabinete Coordenador da Rede.

Terceiro momento: Almoço + convivio + troca de ideias entre os participantes.

Quarto momento: António Firmino da Costa (professor do ISCTE, especialista em avaliação)apresentou as conclusões da avaliação externa sobre o programa da RBE. Fez, num trabalho apurado, a avaliação do programa e mostrou que vale a pena continuar a trabalhar e definiu 2009 como o início de uma nova fase para a Rede, para o papel essencial nas aprendizagens das bibliotecas escolares e dos seus profissionais.
Destacou três factores do sucesso da RBE:
1. a visão de 1996, que mantém actualidade;
2. a liderança, incluindo a acção determinante de Teresa Calçada ao longo dos 13 anos;
3. o suporte político-insititucional, indispensável, incluindo investimento financeiro (40 milhões de Euros em 13 anos).

José Luís Ramos, professor da Universidade de Évora, falou-nos sobre o Plano Tecnológico da Educação.

Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), e que coordenou o grupo que produziu em 1996 um Relatório oficial com recomendações para a criação do Programa. A escritora centrou o seu discurso focalizando a grande obreira do programa Teresa Calçada.

Quinto Momento:Comunicação de grande interesse sobre As práticas de leitura dos nativos digitais, por Daniel Cassany, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.

Sexto momento: Vozes e instrumentos do Coro da Universidade de Lisboa.

Ecos do evento:
Diário de Notícias: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1277483Correio do Minho: http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=10166Jornal de Notícias http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1273756Público: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388784&idCanal=58gentileza de http://casabiblo.blogspot.com/



http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388784&idCanal=58

Cerca de um milhão de alunos tem acesso
Mais de duas mil bibliotecas escolares em 13 anos
26.06.2009 - 07h44 Bárbara Wong

Há 13 anos, eram poucas as escolas com biblioteca no país: havia apenas 164 bibliotecas na Rede de Bibliotecas Escolares. Em 2009, os 2.º e 3.º ciclos estão totalmente cobertos, o secundário está acima dos 90 por cento e só o 1.º ciclo continua com um défice de bibliotecas, com cerca de 40 por cento de cobertura. Actualmente, são 900 no 1.º ciclo e 1163 nos ciclos seguintes. Cerca de um milhão de alunos tem acesso a bibliotecas escolares.

O mérito, diz um novo estudo de António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), deve-se muito à "coordenadora com elevada capacidade de liderança" e a "um corpo técnico relativamente reduzido, mas muito competente e motivado". A coordenadora é Maria Teresa Calçada, que está à frente do projecto desde o início.

Segundo o estudo, o objectivo nuclear do programa foi "largamente atingido", ou seja, dotar o país de uma rede de bibliotecas escolares. Este objectivo tem tido impactos "relevantes" na promoção da leitura e também na criação de bibliotecas modernas que, além dos livros, oferecem novos meios de literacia como os audiovisuais, informática e de informação.

Em 13 anos, foram investidos 40 milhões de euros na qualificação, remodelação e apetrechamento de bibliotecas escolares. Houve também investimento indirecto, "igualmente importante", por parte do Ministério da Educação e apoios de bibliotecas públicas e autarquias.

Os desafios que se propõe para o futuro são ampliar, diversificar e actualizar os fundos documentais e continuar a renovar instalações e equipamentos, sobretudo com novas tecnologias. O estudo propõe ainda o alargamento da formação de professores bibliotecários, bem como de outros profissionais das equipas das bibliotecas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

lendo...


O livro “O Romance de Rita R.”, de Ana Saldanha, segundo Rita Baptista


Eu achei o livro: “O Romance de Rita R.” uma história muito engraçada e que me despertou alguma curiosidade.
Gostei logo do livro, mesmo por causa do título, pois eu também me chamo Rita e achei engraçado o facto de ler uma história que estava em meu nome.
O livro contém alguns e-mail’s que a Rita recebia dos seus amigos e familiares, receitas, o famoso romance, música e todas essas coisas.
Achei muito interessante explicarem, na própria história, como é que se escreve um romance, além de também conter coisas sobre a vida pessoal e não-pessoal das personagens da história.
Eu já tinha lido este livro, e agora voltei a lê-lo na aula de Ler +. Por muito mais que eu goste do livro acaba por ser um bocado “seca”. De resto gostei de tudo.
Este é um livro que eu recomendo a todos os que gostem de livros com uma história que contém várias coisas divertidas pelo meio. Recomendo-o sem quaisquer dúvidas!

Rita Baptista, n.º 16, 6.º A

segunda-feira, 15 de junho de 2009

BIBLIOTECA FORA D´HORAS COM o 7ºC



Pais e alunos do 7ºC juntaram-se na noite de 9 de Junho para lerem e ouvirem ler os filhos. Os alunos prepararam nas aulas de Ler+, com a professora Anabela Afonso, " O Gato e o Escuro" de Mia Couto e a professora adaptou 2 contos de Luisa Ducla Soares criando "O Filho". A Directora de Turma, professora Lucília Flor, supervisionou e tratou do evento. A biblioteca proporcionou o evento e foram horas de boa disposição. Com chá e bolinhos!
A repetir no próximo ano!


quinta-feira, 11 de junho de 2009

13 anos da Rede de Bibliotecas Escolares






Depoimento da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, sobre os 13 anos de construção da Rede e a importância das bibliotecas escolares na sociedade da informação.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

HOME O Mundo é a nossa casa


A propósito do Dia do Ambiente, as professoras Sandrine Ginja e Elsa Oliveira dinamizaram uma palestra sobre o tema aos alunos do 5ºC e de seguida proporcionaram jogos interactivos sobre situações que colocam em causa o ambiente.
Acompanharam a turma na aula de área-projecto as professoras Celisa Duarte e Elvira Barata.
Nós gostamos!





Excelente documentário do realizador francês Yann Arthus-Bertrand !
HOME O Mundo é a nossa casa
- constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.

http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U
e ainda mais:
Home - O mundo é a nossa casa.
Site oficial do filme:
http://www.home-2009.com/us/index.html


Entrada oficial para o filme
http://www.youtube.com/homeprojectou
http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU
Neste link têm o filme em alta qualidade na versão inglesa com legendas em inglês
Nota: as legendas são activadas num botão em baixo à direita

Versão em português
http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U

Por outro lado é interessante ver os "making of" por zonas do mundo
http://www.youtube.com/view_play_list?p=78C3829528837075

A música é de Armand Amar com a Orquestra Sifónica de Budapest, o Shanghai Percussion Ensemble e cantores de várias partes do mundo (da Mongólia ao Irão)

HOME - The music by Armand Amar
http://www.youtube.com/watch?v=CbZ-7WJCQKs


Podem ouvir excertos do CD em
http://www.emusic.com/album/Armand-Amar-Home-MP3-Download/11469093.html


Sobre o autor do documentário:
Yann Arthus-Bertrand realizou um conjunto de documentários TV e livros como "A terra vista do céu", "6.000 milhões de outros" e tem sido um activista contra a produção de CO2

HOME - The Adventure with Yann Arthus-Bertrand
http://www.youtube.com/watch?v=WQaB1PdsJ_s

Livros:
Podem ler as primeiras páginas do livro "La Grande Terre" -
http://www.goodplanet.org/en/spip.php?article50
(já todos devem ter visto a foto que vem na capa, "Coração de Voh" tirada na Nova Caledónia - http://en.wikipedia.org/wiki/Voh )

Fica aqui também o link para umas fichas do livro " A terra vista do céu"
A TERRA VISTA DO CÉU - http://dk.earthmatters.dk/files/documents/Portuguise.pdf

Podem conhecer mais projectos do autor em
http://en.wikipedia.org/wiki/Yann_Arthus-Bertrand
E fotos... http://www.yannarthusbertrand.org

E já agora um belo paradoxo ecologista na sua apresentação:

"Para vir aqui falar da protecção planeta gastei 9 toneladas de CO2. O que fazer?"

http://www.searchbeat.com/blog/environment/photograher-and-documentary-film-maker-yann-arthus-bertrand-presents-photographs-and-video-footage-of-his-work/

Entretanto alguns documentos no site da organização a que pertence
http://www.goodplanet.org/en/

... e que tem feito campanhas com cartazes nas escolas francesas
http://www.ledeveloppementdurable.fr/

domingo, 7 de junho de 2009

0 7ªA a Ler +

Os alunos do 7ºA fizeram uma leitura dramatizada de "Os Dez Anõezinhos da Tia Verde Água" para os alunos do 4º ano.
A actividade, integrada no Ler+, teve a presença de jornalistas do Projecto Educação para os Media.
Durante esta semana sairá o jornal desta turma, totalmente feito por alunos com recurso aos materiais fornecidos pelo Projecto Educação para os Media e que a professora Cecília Mendes utilizou nas aulas de Ler+, Língua Portuguesa e ÁRea Projecto.
Parabéns!



Obras: os fios para o PTE...

Actividade inter-ciclos: Oficina de artes com o 7ºC e o 4º ano

De manhã, os alunos do 7º C receberam os alunos do 4º ano na aula de Oficina de Artes e Ofícios. Tratava-se de aprenderem as técnicas do origami e fazer dobragens de animais da história da Hora do Conto.
Tivemos a preciosa ajuda das professoras que habitualmente colaboram na Hora do Conto e da professora Cecília. Foi instrutivo este exercício de paciência e destreza manual.
Nós gostamos, professora Cecília!

Alunos do 4º ano na BECRE

No dia 4 de JUnho os alunos finalistas da EB1 de Idanha estiveram numa actividade interciclos na nossa biblioteca.
Momentos da hora do conto,com a A professora São Machado a contar a história "A Arca de Não é".

terça-feira, 2 de junho de 2009

Proximamente...

4 de Junho - Hora do Conto - 7ºA para o 4º ano de Idanha

Biblioteca Fora d´Horas - 9 de Junho, às 20h30, pais e alunos do 7ºC

18 de Junho - Hora do Conto - 7ºA para o 4º ano de Idanha

A arca de Não é - Ler+ com o 7ºA e o PNEP em Penha Garcia

Os alunos do 7ºA retribuiram a visita aos aunos da EB 1 de Penha Garcia. Depois de visitarmos a aldeia museu e de um fantástico almoço no Centro de Dia, houve leituras e trabalho partilhado: foi a hora do PNEP partilhar connosco a exploração da obra "A Arca de Não é" e de um momento musical: O Carnaval dos Animais.
Os alunos de adequações curriculares estiveram connosco e registaram no velho quadro da escola as suas opiniões.
O dia foi fantástico!



Veja aqui também!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

vídeo-livro" O Rapaz que comia livros"

O Público tem um link para um vídeo livro engraçado.>http://static.publico.clix.pt/fotogalerias/letrapequena/IncrivelRapazQueComiaLivros.aspx

Com o Firefox, este endereço pode ser-te útil:http://www.downloadhelper.net/ é uma plug in para o firefox, que permite descarregar videos de muitos locais na web.

Curta Metragem "Era Uma Vez na Biblioteca"

Por agora ainda apenas o trailer de "Era Uma Vez na Biblioteca", uma produção da Bolando Filmes que vai estrear no Brasil em Julho, em Boucatu e em Agosto, na cidade de Curitiba.

Para ver em alta qualidade:http://www.youtube.com/watch?v=hSnLHPxnMX0
[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]