sexta-feira, 19 de abril de 2024

 No “Dia escolar da não violência e da paz”, a biblioteca escolar desenvolveu uma atividade para comemorar esta data. No âmbito desta temática, foi promovido um concurso de fotografia. Entre tantas fotografias apelativas tiradas por talentosos alunos, divulgamos os lugares atribuídos e a respetiva fotografia:

 
1º lugar

Maria Pedro, 6ºB, foto 16

2º lugar 

 Margarida Testa, 7ºB, foto 12

3º lugar

Beatriz Brito, 9ºC, foto 1

Maria Leonor Balhau, 6ºC, foto 28

A todos os participantes os nossos sinceros parabéns.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

 


Voluntários da biblioteca escolar José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova marcaram presença nas cidades de Coimbra e  Figueira da Foz.

 


Na passada sexta-feira, dia 12 de abril do corrente ano, os voluntários da biblioteca escolar José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova realizaram uma visita de estudo às cidades de Coimbra e Figueira da Foz. Os alunos fizeram-se acompanhar pelas professoras bibliotecárias, das quais estava presente a professora responsável pela biblioteca escolar, Carla Ribeiro.

No âmbito de enriquecer o conhecimento dos jovens voluntários, relativamente à leitura, a Casa da Escrita, em Coimbra, foi ponto de presença dos alunos. A visita a este local foi dirigida pelo escritor João Rasteiro, que de forma dinâmica, deu a conhecer a história do local, bem como os eventos e fins literários a que a Casa da Escrita está associada. Também na cidade designada por “cidade dos estudantes”, os voluntários tiveram oportunidade de expandir o seu horizonte sociocultural, através de um passeio pedestre pelas ruas da baixa da cidade.

A visita prosseguiu dia 13 na Figueira da Foz. A Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás (BPMPFT) recebeu os visitantes dando-lhes a oportunidade de conhecer o espaço que tanta estima infundem aos leitores que a frequentam. Ao passo de conhecer o espaço bibliotecário BPMPFT, os alunos tiveram igual privilégio de assistir e participar na sessão da iniciativa Apalavrarte - A Poesia na literatura, dinamizada pela AAAGP  na Biblioteca Municipal.

A visita de estudo termina, deste modo, com a chegada da equipa de voluntários da Biblioteca da escola José Silvestre Ribeiro a Idanha-a-Nova, ainda no dia 13. Com a certeza da importância que a visita teve no currículo escolar dos alunos, assim como no desenvolvimento pessoal de cada um, serve o presente texto para convidar os leitores a aventurarem-se por este roteiro.





 


Beatriz Alves 12º  A


[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]