ATIVIDADES DINAMIZADAS

Concurso Municipal de Leitura

No dia 13 de abril realizou-se o Concurso Municipal de Leitura, os alunos que ficaram em primeiro lugar na fase Municipal, foram selecionados para participarem na Intermunicipal de Oleiros que irá realizar-se no dia 11 de maio do presente ano letivo. Parabéns a todos os participantes pelo seu desempenho e dedicação.




Apresentação do projeto Todos Juntos Podemos Ler

      No passado dia 14 de março foi a apresentação do projeto que decorreu pelas 15 horas, na biblioteca da escola sede do Agrupamento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o Presidente da Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vitor Marcaranhas, o Diretor do Agrupamento, António Salgueiro, o Coordenador da RBE responsável por este projeto da rede das bibliotecas escolares a nível nacional, António Nogueira, o Coordenador Interconcelhio das bibliotecas, Pedro Gomes e a professora Margarida Morgado,da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. 
   Também marcaram presença os vários elementos que constituem a equipa multidisciplinar que fazem parte do projeto e elementos da comunidade educativa. O grande objetivo foi dar a conhecer as 3 ações do projeto de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, alunos estrangeiros e alunos de étnia cigana.


Primeira Sessão do Chá dos Pais

Na passada 4ª feira, dia 28 de fevereiro realizou-se a primeira de várias sessões intitulada de “O Chá dos Pais”, esta iniciativa está integrada no projeto – Todos Juntos Podemos Ler, que a Biblioteca do Agrupamento lançou em parceria com a RBE e tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, mas mais do que isso, proporcionar uma oportunidade de integração e apoio aos mais variados níveis para as diferentes comunidades, nomeadamente a Indiana na nossa região.
Visa promover troca de experiências, conhecimentos e cultura, através destas sessões, que contam com o apoio de uma equipa de apoio aos alunos e famílias estrangeiras, como assistente social, psicóloga, e um grupo de professores especializados em diferentes áreas. Deste projeto, irá resultar a criação de recursos digitas de várias disciplinas para que a língua deixe de ser um obstáculo para a aprendizagem dos alunos e possa promover a inclusão social, promover o sucesso escolar dos alunos e a igualdade de oportunidades. Este projeto tem várias parcerias que contribuem de forma significativa para a concretização do mesmo, entre os quais: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Junta de freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes, ESGIN, Associação de Pais do Agrupamento, CPCJ, Centro Qualifica e CMCD.













Concurso Nacional de Leitura
 
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) tem a abertura da 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura a que se associam, tal como em edições anteriores, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE)e a RTP e reafirma a sua intenção de muito fazer para alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, na atual edição alargando o universo de ação a todos os níveis de ensino básico e secundário. É uma corrente nacional de incentivo à leitura e à escrita, desenvolvendo os níveis de literacia e de cultura nacional.

No nosso Agrupamento a 1ª fase do concurso realizou-se nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018 com a aplicação de provas que se estenderam aos alunos de todos os ciclos de ensino básico e secundário. 




Os resultados da 1ª fase do apuramento do concurso:


 


Autora do mês de janeiro



Este mês de janeiro a escolha do autor do mês recaiu sobre a autora Maria Alberta Menéres com obras conhecidas como Ulisses e Dez Dedos Dez Segredos, mas também reconhecida como professora e colaboradora em vários jornais e revistas literárias - "Diário de Notícias", "Távola Redonda", "Cadernos do Meio Dia" e "Diário Popular", onde coordenou a seção de iniciação à leitura.
Na biblioteca do agrupamento encontram-se expostas algumas das obras de referencia da escritora.

Workshop "Plano de treino de empreendedorismo"

No dia 16 de janeiro, o projeto Gente Raiana dinamizou mais um workshop incluído no plano de treino de competências de empreendedorismo que está a ser desenvolvido na Escola José Silvestre Ribeiro com os alunos finalistas.
Neste workshop os alunos foram divididos em 4 equipas e, em cada desafio trabalharam competências empreendedoras, nomeadamente: a criatividade, a gestão do tempo, o trabalho em equipa e a comunicação. No decorrer da sessão, foi também trabalhada a confiança entre pares e a capacidade de decisão."

Peça de teatro "A Farsa de Inês Pereira"

No dia 16 de janeiro pelas 14:30h, os alunos do ensino secundário da Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova assistiram à Peça de Teatro “A farsa de Inês Pereira”, promovido pela Biblioteca Escolar em parceria com a Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes.

A AtrapalhArte é uma companhia especializada em teatro escolar, baseando as peças em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes das metas curriculares dos diferentes graus de ensino básico e secundário. Levamos o teatro à escola com o intuito de auxiliar os professores e alunos na análise das obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos, e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.

A base de trabalho do elenco baseia-se na comédia para facilitar a assimilação das obras e para agradar ao pequeno grande público, cada vez mais exigente.
  


Concurso "Ler dá Gozo"

O Concurso pretende estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral. Dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal e significativo implementando e estimulando o verdadeiro prazer de ler.

No nosso Agrupamento, este Concurso realizou-se no dia 16 de janeiro com a participação das várias turmas do 5º e 6º anos do ensino básico. 
Da participação das turmas e equipas obtiveram os seguintes resultados no concurso:

Concurso Postal de Natal


No mês de dezembro foi lançado um desafio para o melhor postal de Natal quer na ilustração quer na escrita e os vencedores das categorias de Pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo foram:


Vem conhecer... Sophia de Mello Breyner Andresen


A Biblioteca Escolar promove diversas atividades para que possas ter contacto com o mundo literário. 
Assim sendo, durante a última semana de aulas, os alunos do 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, autora da obra literária "A Fada Oriana", que foi lida nas aulas de Português.
Agora, podes consultar a apresentação feita pela professora Cíntia Mendes, através do endereço que se segue. 
Se não és do 5º ano, não te preocupes! A tua turma também irá participar num evento semelhante!
Boas leituras...




Promoção do livro "As flores também sonham"


  A docente e escritora Celeste Gonçalves esteve no dia 5 de dezembro na escola EB1 da Zebreira para promover a história das flores também sonham o seu livro lançado recentemente.




Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


    No dia 3 de dezembro comemora-se o  DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, sendo que no dia 5 de dezembro, próxima terça-feira , na Biblioteca, pelas 14:45h assinala-se o dia com a canção "A Fada da Asa Torta".

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes
e promover a escola das diferenças"   
Mantoan



Semana da Floresta Autóctone


   Na passada semana de 20 a 24 de novembro professores e alunos participaram ativamente em atividades com o intuito de partilharem novos conhecimentos e sensibilizarem as suas famílias. 
     No dia 24 de novembro foi o encerramento da Semana da Floresta Autóctone, com a participação das turmas do 10ºA e 11ºA numa palestra com o Prof. Jorge Paiva "A História da Floresta Portuguesa". Decorreu uma saída de campo para identificação de espécies vegetais existentes no espaço escolar e foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas relativo ao ano transacto. Esta atividade teve a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a presença do Presidente da autarquia e professores dp Projeto Eco-Escolas.

Missão Ambiente


   O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro faz parte da equipa Super-Med!     Os super-heróis que vão ajudar a proteger o ambiente.
   A Missão Ambiente começa a 27 de novembro, prolonga-se até 6 de abril de 2018, os super-heróis devem incentivar os seus pais, familiares e a comunidade em geral, a entregarem as embalagens vazias e os medicamentos fora de usoque têm em casa, na farmácia associada ao seu agrupamento.

Workshop do projeto "Gente Raiana"


  O projeto “Gente Raiana”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, tem por objetivo, no seu eixo 1, a promoção do empreendedorismo e da pró-atividade.  Com este intuito o projeto “Gente Raiana” encontra-se a dinamizar com os finalistas da Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro, um treino de competências de empreendedorismo com uma duração de 12 horas. Este treino de competências é composto por workshops de 3 horas com os temas “Liderança”, “Como comunicar em público”, “Modern Skills” e “Orientação vocacional”, de modo a estimular capacidades empreendedoras e empresariais, mas também a trabalhar a comunicação, o trabalho em equipa e a liderança com recurso à resolução de desafios práticos e dinâmicos. O primeiro Workshop decorreu na biblioteca da sede do agrupamento no dia 14 de novembro.


Halloween no Agrupamento


 Na sede do Agrupamento a boa disposição e brincadeira fizeram parte das atividades de celebração, muitas surpresas e travessuras...marcaram a exposição de trabalhos de Inglês.
   
 Nas escolas do 1ºciclo a celebração do Halloween resultou em decorações do ambientes escolar, portas, paredes, autocolantes no chão, receitas assustadoras, trabalhinhos e uma exposição de chapéus de bruxa espetacular!!


A 23 de outubro celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 

     No passado dia 23 de outubro de 2017, celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.      
    A Biblioteca Escolar marca a ligação estreita que existe entre a escola e as fontes de conhecimento que são representadas maioritariamente pelos livros, mas também pelos recursos digitais (Internet, vídeos, jogos). O seu papel é tão importante que, por vezes, é através da Biblioteca Escolar que muitos de nós temos o primeiro contacto com o mundo dos livros.     
     Assim, a nossa Biblioteca Escolar assinalou este dia através da realização de algumas atividades com alunos do 5º ano de escolaridade. Em primeiro lugar, foi feita uma pequena visita à biblioteca, onde se refletiu sobre a sua importância e os comportamentos a ter neste espaço. De seguida, chegou a vez de participarem num quiz multicultural intitulado “Ligando Comunidades e Culturas”.    
      A diversão foi garantida! E foram muitos os sorrisos de satisfação, de cada vez que um aluno tinha de responder a uma pergunta sobre a sua própria cultura!       
       Ficaste curioso? O quiz está à tua espera, na tua Biblioteca Escolar.


Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Os alunos da sede do Agrupamento participaram no concurso “Caça à fruta” realizado no dia 16 de outubro, inserido nas atividades do Dia Mundial da Alimentação organizado pela Biblioteca Escolar, docentes do grupo de Biologia e Associação de Estudantes.
Os vencedores dos primeiros lugares foram reconhecidos com alguns prémios simbólicos.

  • 1º lugar MCJG (8ºA) - 26 pontos
  • 2º lugar Os Bananas (6ºA) - 25 pontos
  • 3º lugar Os Rebeldes (7ºA) - 24 pontos

Outubro mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Concurso mês internacional das Bibliotecas Escolares

A propósito do "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", uma outra visão da nossa Biblioteca... Criar um vídeo de apresentação da Biblioteca feito por um aluno/grupo de alunos do 2º e 3º ciclos.
Até ao final do mês de outubro envia  o vídeo para o mail da biblioteca cresjsr@gmail.com

Participa temos prémios para os vencedores... 

Comemoração do Dia Internacional da Paz

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Paz, a biblioteca do Agrupamento procurou sensibilizar a comunidade escolar para a temática, solicitando a leitura de um poema alusivo à mesma, sendo a escolha da responsabilidade de cada turma. Apelou ainda à colaboração de todos, no sentido de trazerem uma peça de roupa de cor branca para assinalar a data.

Escola Básica de Zebreira

No dia 21 de setembro de 2017 comemorou-se o Dia Internacional da Paz.
No Jardim de Infância de Zebreira não deixámos passar esta data em claro e, associando-nos à proposta da Professora bibliotecária do Agrupamento, foram dinamizadas diversas atividades das quais destacamos:
·    Leitura e exploração do poema de Sidónio Muralha sobre a paz;
·   Repetição de frases do poema com diferentes tons e intensidade de voz e acompanhadas de batimentos corporais;
·   Pintura e estampagem das mãos das crianças para construção de um painel coletivo com pombas brancas (símbolo da paz), com o título: “Uma mão pela Paz”;
·   Construção de um móbil com pombas coloridas pelas crianças;
·   Dança de roda com a canção: “As pombinhas da Catrina”;
·   Elaboração de uma lembrança para os pais (pombinha feita com as mãos das crianças) e envio aos pais de uma cópia da mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião desta data.
Foi um dia repleto de atividades mas muito interessante e divertido.


Jardim Infância Termas Monfortinho

Atividade de construção de pombas, utilizando a técnica de origami.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]