Avançar para o conteúdo principal

ATIVIDADES DINAMIZADAS

Concurso Municipal de Leitura

No dia 13 de abril realizou-se o Concurso Municipal de Leitura, os alunos que ficaram em primeiro lugar na fase Municipal, foram selecionados para participarem na Intermunicipal de Oleiros que irá realizar-se no dia 11 de maio do presente ano letivo. Parabéns a todos os participantes pelo seu desempenho e dedicação.




Apresentação do projeto Todos Juntos Podemos Ler

      No passado dia 14 de março foi a apresentação do projeto que decorreu pelas 15 horas, na biblioteca da escola sede do Agrupamento, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, o Presidente da Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vitor Marcaranhas, o Diretor do Agrupamento, António Salgueiro, o Coordenador da RBE responsável por este projeto da rede das bibliotecas escolares a nível nacional, António Nogueira, o Coordenador Interconcelhio das bibliotecas, Pedro Gomes e a professora Margarida Morgado,da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. 
   Também marcaram presença os vários elementos que constituem a equipa multidisciplinar que fazem parte do projeto e elementos da comunidade educativa. O grande objetivo foi dar a conhecer as 3 ações do projeto de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, alunos estrangeiros e alunos de étnia cigana.


Primeira Sessão do Chá dos Pais

Na passada 4ª feira, dia 28 de fevereiro realizou-se a primeira de várias sessões intitulada de “O Chá dos Pais”, esta iniciativa está integrada no projeto – Todos Juntos Podemos Ler, que a Biblioteca do Agrupamento lançou em parceria com a RBE e tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos, mas mais do que isso, proporcionar uma oportunidade de integração e apoio aos mais variados níveis para as diferentes comunidades, nomeadamente a Indiana na nossa região.
Visa promover troca de experiências, conhecimentos e cultura, através destas sessões, que contam com o apoio de uma equipa de apoio aos alunos e famílias estrangeiras, como assistente social, psicóloga, e um grupo de professores especializados em diferentes áreas. Deste projeto, irá resultar a criação de recursos digitas de várias disciplinas para que a língua deixe de ser um obstáculo para a aprendizagem dos alunos e possa promover a inclusão social, promover o sucesso escolar dos alunos e a igualdade de oportunidades. Este projeto tem várias parcerias que contribuem de forma significativa para a concretização do mesmo, entre os quais: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Junta de freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes, ESGIN, Associação de Pais do Agrupamento, CPCJ, Centro Qualifica e CMCD.













Concurso Nacional de Leitura
 
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) tem a abertura da 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura a que se associam, tal como em edições anteriores, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE)e a RTP e reafirma a sua intenção de muito fazer para alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, na atual edição alargando o universo de ação a todos os níveis de ensino básico e secundário. É uma corrente nacional de incentivo à leitura e à escrita, desenvolvendo os níveis de literacia e de cultura nacional.

No nosso Agrupamento a 1ª fase do concurso realizou-se nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018 com a aplicação de provas que se estenderam aos alunos de todos os ciclos de ensino básico e secundário. 




Os resultados da 1ª fase do apuramento do concurso:


 


Autora do mês de janeiro



Este mês de janeiro a escolha do autor do mês recaiu sobre a autora Maria Alberta Menéres com obras conhecidas como Ulisses e Dez Dedos Dez Segredos, mas também reconhecida como professora e colaboradora em vários jornais e revistas literárias - "Diário de Notícias", "Távola Redonda", "Cadernos do Meio Dia" e "Diário Popular", onde coordenou a seção de iniciação à leitura.
Na biblioteca do agrupamento encontram-se expostas algumas das obras de referencia da escritora.

Workshop "Plano de treino de empreendedorismo"

No dia 16 de janeiro, o projeto Gente Raiana dinamizou mais um workshop incluído no plano de treino de competências de empreendedorismo que está a ser desenvolvido na Escola José Silvestre Ribeiro com os alunos finalistas.
Neste workshop os alunos foram divididos em 4 equipas e, em cada desafio trabalharam competências empreendedoras, nomeadamente: a criatividade, a gestão do tempo, o trabalho em equipa e a comunicação. No decorrer da sessão, foi também trabalhada a confiança entre pares e a capacidade de decisão."

Peça de teatro "A Farsa de Inês Pereira"

No dia 16 de janeiro pelas 14:30h, os alunos do ensino secundário da Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova assistiram à Peça de Teatro “A farsa de Inês Pereira”, promovido pela Biblioteca Escolar em parceria com a Junta de Freguesia de Idanha-a-Nova e Alcafozes.

A AtrapalhArte é uma companhia especializada em teatro escolar, baseando as peças em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes das metas curriculares dos diferentes graus de ensino básico e secundário. Levamos o teatro à escola com o intuito de auxiliar os professores e alunos na análise das obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos, e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.

A base de trabalho do elenco baseia-se na comédia para facilitar a assimilação das obras e para agradar ao pequeno grande público, cada vez mais exigente.
  


Concurso "Ler dá Gozo"

O Concurso pretende estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral. Dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal e significativo implementando e estimulando o verdadeiro prazer de ler.

No nosso Agrupamento, este Concurso realizou-se no dia 16 de janeiro com a participação das várias turmas do 5º e 6º anos do ensino básico. 
Da participação das turmas e equipas obtiveram os seguintes resultados no concurso:

Concurso Postal de Natal


No mês de dezembro foi lançado um desafio para o melhor postal de Natal quer na ilustração quer na escrita e os vencedores das categorias de Pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo foram:


Vem conhecer... Sophia de Mello Breyner Andresen


A Biblioteca Escolar promove diversas atividades para que possas ter contacto com o mundo literário. 
Assim sendo, durante a última semana de aulas, os alunos do 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, autora da obra literária "A Fada Oriana", que foi lida nas aulas de Português.
Agora, podes consultar a apresentação feita pela professora Cíntia Mendes, através do endereço que se segue. 
Se não és do 5º ano, não te preocupes! A tua turma também irá participar num evento semelhante!
Boas leituras...




Promoção do livro "As flores também sonham"


  A docente e escritora Celeste Gonçalves esteve no dia 5 de dezembro na escola EB1 da Zebreira para promover a história das flores também sonham o seu livro lançado recentemente.




Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


    No dia 3 de dezembro comemora-se o  DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, sendo que no dia 5 de dezembro, próxima terça-feira , na Biblioteca, pelas 14:45h assinala-se o dia com a canção "A Fada da Asa Torta".

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes
e promover a escola das diferenças"   
Mantoan



Semana da Floresta Autóctone


   Na passada semana de 20 a 24 de novembro professores e alunos participaram ativamente em atividades com o intuito de partilharem novos conhecimentos e sensibilizarem as suas famílias. 
     No dia 24 de novembro foi o encerramento da Semana da Floresta Autóctone, com a participação das turmas do 10ºA e 11ºA numa palestra com o Prof. Jorge Paiva "A História da Floresta Portuguesa". Decorreu uma saída de campo para identificação de espécies vegetais existentes no espaço escolar e foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas relativo ao ano transacto. Esta atividade teve a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a presença do Presidente da autarquia e professores dp Projeto Eco-Escolas.

Missão Ambiente


   O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro faz parte da equipa Super-Med!     Os super-heróis que vão ajudar a proteger o ambiente.
   A Missão Ambiente começa a 27 de novembro, prolonga-se até 6 de abril de 2018, os super-heróis devem incentivar os seus pais, familiares e a comunidade em geral, a entregarem as embalagens vazias e os medicamentos fora de usoque têm em casa, na farmácia associada ao seu agrupamento.

Workshop do projeto "Gente Raiana"


  O projeto “Gente Raiana”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, tem por objetivo, no seu eixo 1, a promoção do empreendedorismo e da pró-atividade.  Com este intuito o projeto “Gente Raiana” encontra-se a dinamizar com os finalistas da Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro, um treino de competências de empreendedorismo com uma duração de 12 horas. Este treino de competências é composto por workshops de 3 horas com os temas “Liderança”, “Como comunicar em público”, “Modern Skills” e “Orientação vocacional”, de modo a estimular capacidades empreendedoras e empresariais, mas também a trabalhar a comunicação, o trabalho em equipa e a liderança com recurso à resolução de desafios práticos e dinâmicos. O primeiro Workshop decorreu na biblioteca da sede do agrupamento no dia 14 de novembro.


Halloween no Agrupamento


 Na sede do Agrupamento a boa disposição e brincadeira fizeram parte das atividades de celebração, muitas surpresas e travessuras...marcaram a exposição de trabalhos de Inglês.
   
 Nas escolas do 1ºciclo a celebração do Halloween resultou em decorações do ambientes escolar, portas, paredes, autocolantes no chão, receitas assustadoras, trabalhinhos e uma exposição de chapéus de bruxa espetacular!!


A 23 de outubro celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 

     No passado dia 23 de outubro de 2017, celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.      
    A Biblioteca Escolar marca a ligação estreita que existe entre a escola e as fontes de conhecimento que são representadas maioritariamente pelos livros, mas também pelos recursos digitais (Internet, vídeos, jogos). O seu papel é tão importante que, por vezes, é através da Biblioteca Escolar que muitos de nós temos o primeiro contacto com o mundo dos livros.     
     Assim, a nossa Biblioteca Escolar assinalou este dia através da realização de algumas atividades com alunos do 5º ano de escolaridade. Em primeiro lugar, foi feita uma pequena visita à biblioteca, onde se refletiu sobre a sua importância e os comportamentos a ter neste espaço. De seguida, chegou a vez de participarem num quiz multicultural intitulado “Ligando Comunidades e Culturas”.    
      A diversão foi garantida! E foram muitos os sorrisos de satisfação, de cada vez que um aluno tinha de responder a uma pergunta sobre a sua própria cultura!       
       Ficaste curioso? O quiz está à tua espera, na tua Biblioteca Escolar.


Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Os alunos da sede do Agrupamento participaram no concurso “Caça à fruta” realizado no dia 16 de outubro, inserido nas atividades do Dia Mundial da Alimentação organizado pela Biblioteca Escolar, docentes do grupo de Biologia e Associação de Estudantes.
Os vencedores dos primeiros lugares foram reconhecidos com alguns prémios simbólicos.

  • 1º lugar MCJG (8ºA) - 26 pontos
  • 2º lugar Os Bananas (6ºA) - 25 pontos
  • 3º lugar Os Rebeldes (7ºA) - 24 pontos

Outubro mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Concurso mês internacional das Bibliotecas Escolares

A propósito do "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", uma outra visão da nossa Biblioteca... Criar um vídeo de apresentação da Biblioteca feito por um aluno/grupo de alunos do 2º e 3º ciclos.
Até ao final do mês de outubro envia  o vídeo para o mail da biblioteca cresjsr@gmail.com

Participa temos prémios para os vencedores... 

Comemoração do Dia Internacional da Paz

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Paz, a biblioteca do Agrupamento procurou sensibilizar a comunidade escolar para a temática, solicitando a leitura de um poema alusivo à mesma, sendo a escolha da responsabilidade de cada turma. Apelou ainda à colaboração de todos, no sentido de trazerem uma peça de roupa de cor branca para assinalar a data.

Escola Básica de Zebreira

No dia 21 de setembro de 2017 comemorou-se o Dia Internacional da Paz.
No Jardim de Infância de Zebreira não deixámos passar esta data em claro e, associando-nos à proposta da Professora bibliotecária do Agrupamento, foram dinamizadas diversas atividades das quais destacamos:
·    Leitura e exploração do poema de Sidónio Muralha sobre a paz;
·   Repetição de frases do poema com diferentes tons e intensidade de voz e acompanhadas de batimentos corporais;
·   Pintura e estampagem das mãos das crianças para construção de um painel coletivo com pombas brancas (símbolo da paz), com o título: “Uma mão pela Paz”;
·   Construção de um móbil com pombas coloridas pelas crianças;
·   Dança de roda com a canção: “As pombinhas da Catrina”;
·   Elaboração de uma lembrança para os pais (pombinha feita com as mãos das crianças) e envio aos pais de uma cópia da mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião desta data.
Foi um dia repleto de atividades mas muito interessante e divertido.


Jardim Infância Termas Monfortinho

Atividade de construção de pombas, utilizando a técnica de origami.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Encontro com a escritora Manuela Costa - apresentação do livro "Férias na praia"

 A propósito do dia do Autor Português, sinalizado no dia 22 de maio, a escritora Manuela Costa, no âmbito do PIPSE, veio ao Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro apresentar o seu livro "Férias na praia", aos alunos do 5.º ano e 6.º B. A ação teve momentos de leitura e de interação com os alunos, sensibilizando-os para a poluição das águas oceânicas e dos perigos a que todos os seres vivos estão sujeitos se nada se fizer.  Nessa reflexão, os alunos expuseram as suas preocupações através da manipulação de conchas (distribuídas pela escritora) que tinham uma mensagem curta sobre a proteção do mar.

O músico Tom Hamilton no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro

  No próximo  dia 27 de maio, terça-feira,  na Biblioteca Escolar:  Destinatários:  alunos de música do 2.º Ciclo,  do CAA,  professores e comunidade educativa. Hora:  das 15:00h às 16h:30min Trata-se de uma sessão de partilha com o músico profissional inglês Tom Hamilton ,  residente em Portugal desde 1992, cuja carreira se tem distinguido pela recolha, valorização e reinvenção da tradição musical local.  A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um contacto direto com um percurso artístico singular, promovendo a valorização do património cultural, a escuta ativa e o pensamento crítico em torno da música e das suas múltiplas expressões. O músico realizou o documentário televisivo, intitulado  “A MONTANHA NEGRA”  que teve eco num programa da SIC A sessão será organizada no âmbito do projeto  "Clube de Música"  e contará com momentos de conversa informal, partilha de experiências, e audição de exc...