quinta-feira, 13 de novembro de 2014

pensar de pernas para o ar - Manuel António Pina

Onda Pina: ​poesia em movimento ​


 18 de novembro - vamos ler poemas de Manuel António Pina, numa Onda Pina!


 


"​
Dando continuidade a projetos anteriores, o Museu Nacional da Imprensa (MNI) está a preparar várias iniciativas para assinalar o 71.º aniversário do nascimento (18. nov.
​ ​
1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011.
 
Nesse contexto, as bibliotecas escolares são convidadas a associar-se à iniciativa intitulada  Onda Pina: a Poesia em Movimento, que envolverá escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países.
 
Pretende-se que, nas mais diversas entidades associadas, sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia 18 de novembro próximo, em salas de aula, bibliotecas ou átrios das escolas. Poderão também ser desenvolvidas outras atividades, que tenham por base a vida/obra do autor.
 
Vai ser criada uma página especial no Facebook e no  sítio do MNI com imagens sobre as diferentes iniciativas. Por isso, o MNI solicita, a todas as entidades que aderirem, o envio dos registos das atividades para o endereço: <servicoeducativo@museudaimprensa.pt>.
​"​

​Cartazes e informações em anexo e em 

ONDA PINA - o pássaro da cabeça - Manuel António Pina (infantil)







quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Litos na BE

As 3 turmas de 5º ano participaram na atividade Litos na BE. Colocaremos aqui o balanço feito através de um questionário de satisfação.Todavia, as professoras, em reunião, manifestaram-se agradadas pela maneira como o interesse dos alunos ia despertando, à medida que manuseavam os artefactos que a senhora arqueóloga lhes ia mostrando. Por nós, continuaríamos!Obrigada, dra Adalgisa Patrícia Leitão!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Litos na BE


A doutora Adalgisa Patrícia Leitão é arqueóloga no Centro Cultural Raiano e trará , às turmas de 5º ano, uma  explicação simples acerca do que são as ciências patrimoniais (principalmente a História e a Arqueologia, em especial esta última), levando os alunos  a fazer uma pequena viagem aos diferentes tempos históricos (cronologia - com fotos de monumentos do concelho) e vai proporcionar  contacto com materiais arqueológicos.

As fotos e textos de opinião aparecerão por aqui!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sophia de Mello Breyner Andresen,

SOPHIA - Hoje, completaria 95 anos. Livros como "A Fada Oriana", "O Cavaleiro da Dinamarca" ou "A Menina do Mar" têm marcado milhares de leitores ao longo dos anos e a sua obra continuará a alimentar o imaginário de muitos mais. Felizmente, teremos sempre Sophia. Bom dia!


Sophia de Mello Breyner Andresen,
[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]