terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Leituras Animadas


É já amanhã que se inicia a atividade LEITURAS ANIMADAS.Esta atividade destina-se aos alunos do 4º ano das escolas de Idanha, Ladoeiro e Zebreira.
                    
Dinamizadora: Professora Celeste Gonçalves
Colaboradores: Professora Bibliotecária, Professores Titulares de 4º ano e Assistentes Operacionais
                                                   

Público-alvo: turmas de 4º ano
Local – EB1 de Idanha, Ladoeiro e Zebreira

Tempo da atividade – 50 minutos

Objetivos a desenvolver
Incentivar a leitura, a oralidade e a representação com textos selecionados de textos da educação literária nas escolas de Idanha, Ladoeiro e Zebreira.
Criar o gosto pelo texto literário
Desenvolver competências nos domínios da interpretação e exercício do sentido crítico
▪Proporcionar espaços de desenvolvimento de actividades criativas
▪Desenvolver nos alunos o gosto pela expressão artística e pela estética

Atividades
▪ Leitura e diálogo sobre a obra de educação literária “ O menino recompensado” de António Botto.


Avaliação da actividade
▪Questionário aos alunos e professores
  ▪Trabalhos dos alunos

Concurso Escolar “Água que nos Une – II Edição”, com o subtema: Desertificação


O Geopark Naturtejo, a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) e o Fórum Português de Geoparques organizam, em conjunto, no Ano Letivo 2013/2014, o Concurso Escolar “Água que nos Une – II Edição”, com o subtema: Desertificação. O concurso decorre no âmbito do Programa GEA – Terra Mãe, Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), Década das Nações Unidas da Biodiversidade (2011-2020), Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” (2005-2015) e Década para os Desertos e Combate à Desertificação (2010-2020). O concurso é uma atividade que o Geopark Naturtejo dinamiza no âmbito dos seus Programas Educativos (www.geonaturescola.com) e destina-se a a todos os Alunos e Professores dos estabelecimentos de ensino público e privado inseridos no território do Geopark Naturtejo (concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) do Ensino Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional Esta atividade visa contribuir para sensibilizar os alunos e por seu intermédio, os habitantes do território do geoparque para a temática “Água que nos Une”, com o subtema “Desertificação” estimulando a criatividade das crianças e jovens incentivando-os a produzir cartazes, telas, maquetes, filmes, e spots publicitários. O Prazo de envio das fichas de inscrição termina a 14 de março de 2014.
Todas as informações e documentação estão disponíveis no microsite dos Programas Educativos do Geopark Naturtejo, em www.geonaturescola.com
Para informações adicionais e envio da ficha de inscrição preenchida deverão entrar em contacto com a Responsável pelos Programas Educativos do Geopark Naturtejo, Manuela Catana, através do email: pergunta@geonaturescola.com ou do contacto telefónico: 926530303. 
Agradecemos que participem com os vossos alunos ou que o divulguem aos Alunos e Professores da Vossa Instituição de Ensino para que eles participem.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Dia da Restauração da Independência

Pela primeira vez, hoje o dia da Restauração da Independência não é feriado nacional.
Até 2012, o dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro foi feriado nacional. No entanto, a partir de 2013 e como parte de um pacote de medidas que visa aumentar a produtivadade, o governo português decidiu eliminar o feriado de 1 de dezembro. A comemoração da Restauração da Independência já não será comemorada com um feriado pelo menos até 2017.



1 de Dezembro de 1640 ppt 

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.
A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.
Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por D.Filipe II, rei de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]