terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



 Detalhe do cartaz de Portugal pela DGLAB. A imagem é da autoria de Gémeo Luís,

Cartaz completo https://www.facebook.com/photo.php?fbid=514430045260992&set=a.254948834542449.55904.108089605895040


A propósito do Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.




"A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data, instituída pela UNESCO, visa enaltecer a importância dos livros e dos seus criadores, sendo assinalada através de inúmeras iniciativas em escolas, bibliotecas, livrarias e outras entidades.
As bibliotecas escolares marcam, naturalmente, uma presença muito especial nestes ...festejos, derivada do seu papel particular na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura junto dos mais jovens.
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento em que vivemos é fundamental saber ler bem, o que exige não apenas a aprendizagem formal da leitura mas, também, uma prática e treino constantes para poderem ser atingidos patamares mais elevados, de reflexão e compreensão, de expressão e comunicação e de acesso a textos e registos escritos cada vez mais complexos e variados.
Saber ler bem... para saber lidar criticamente com o mundo de informação que nos rodeia, condição essencial para que as crianças se tornem cidadãos livres, conscientes, intervenientes e bem-sucedidos ao longo da vida;
Saber ler bem... porque a leitura constitui o mais poderoso instrumento de aprendizagem escolar, qualificação e sucesso educativo, constituindo-se como base transversal para o acesso ao conhecimento das humanidades, das ciências, da matemática, das línguas,... e do mundo em geral"; (...)

http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]