segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"Uma Fada na Gaiola"

Um «prenda» virtual, em
http://pt.calameo.com/read/0007842607de2ec9fa4da, do professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de  Porto de Mós, Carlos Alberto Silva, através da partilha da Rede de Bibliotecas Escolares.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

4 ferramentas grátis para construir um portfólio online


4 ferramentas grátis para construir um portfólio online: 1. WordPress
Um sistema de gestão muito popular, o WordPress oferece ao utilizador uma maneira simples de construir um site ou portfólio online. O blog usa os princípios de SEO (Search Engine Optmized) para que tenhas um perfil profissional e fácil de atualizar. Além disso, podes comprar um domínio com teu próprio nome e hospedá-lo em outros sites.

4 ferramentas grátis para construir um portfólio online: 2. Flavors.Me
A ferramenta Flavors.Me oferece uma alternativa para que os profissionais possam unificar a sua presença online que é, em geral, fragmentada. Isso é feito através da criação de um perfil onde o conteúdo dos mais diversos sites pode ser reunido.

4 ferramentas grátis para construir um portfólio online: 3. Weebly
Weebly é uma das ferramentas mais simples para se construir um portfólio online porque permite que personalizes o teu site como quiseres. Podes comprar o teu domínio e hospedá-lo ou simplesmente escolher um background. Podes fazer o upload até 5MB de arquivos como documentos de trabalho e até mesmo dos teus currículos.

4 ferramentas grátis para construir um portfólio online: 4. WorkSimple
WorkSimple é uma ferramenta que reconhece que deves ir para além de um currículo tradicional e permite que o usuário inclua, por exemplo, detalhes como os objetivos de carreira. Além disso, ao longo da tua vida profissional podes mostrar casos bem-sucedidos e partilhá-los nas tuas redes sociais.

ver mais aqui.
[Pergunta] Qual é o plural de "pai natal"? "pais natais" ou "pais natal"?

ver aqui a resposta de Ciberduvidas da Língua Portuguesa!


Dez bons livros para crianças e jovens publicados em 2012

Artigo de Rita Pimenta, no Publico de 21/12/2012, sobre dez livros ilustrados, publicados em 2012 e assinados por autores portugueses. Foram escritos e desenhados para crianças e jovens, mas não são interditos aos leitores que nasceram há mais tempo. Pelo contrário.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dia internacional dos Direitos Humanos


10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos:

"A Assembleia Geral Proclama a presente Declaração Universal dos Direitos do Homem como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição."

Artigo 1.º
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 3.º
Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4.º
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.
Artigo 9.º
Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo 18.º
Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Artigo 26.º
1. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.
2. A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.
3. Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos.

Direitos Humanos para Crianças

A História dos Direitos Humanos (legenda)



Em 1945, com o final da 2ª Guerra Mundial, os Estados ganham a consciência das atrocidades e dos crimes cometidos durante o conflito, o que os leva a criar a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objectivo de garantir a paz no mundo.
Foi através da Carta das Nações Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinação «em preservar as gerações futuras do flagelo da guerra; proclamar a fé nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das nações, grande e pequenas; em promover o progresso social e instaurar melhores condições de vida numa maior liberdade.»

Consulta a página da Amnistia Internacional
E a página da Unicef sobre os direitos da crianças
Também podes dar um salto aqui: Educação para Todos


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Gramáticas da Plátano Editora

A Plátano editora, através do seu representante de Castelo Branco, Luis Taborda, ofereceu-nos Gramática da Língua Portuguesa, de Maria do Céu Vieira com Oficina de Escrita e Domínios Gramática da Língua Portuguesa, de Zacarais Nascimento e Maria do Céu Vieira Lopes.
Contemplam  as alterações introduzidas no novo Programa de Português.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ebook gratuito: “A Terra como Arte” da NASA




NASA (agência espacial norte-americana) apresentou na passada sexta-feria um ebook gratuito com imagens de satélite do planeta Terra. O ebook de 158 páginas em PDF tem como título Earth As Art e celebra a beleza do nosso planeta em padrões, formas, cores e texturas da terra, dos oceanos, do gelo e da atmosfera. As imagens incluem os picos cobertos de neve dos Himalaias, o deserto do Arizona, o delta do rio Mississipi a espraiar-se no golfo do México, as dunas do deserto do Sara na Argélia e o glaciar Byrd na Antártida. Cada imagem é acompanhada de uma breve descrição.
O ebooks está ainda disponível como aplicação para iPad, com algumas funções adicionais, como um painel de navegação com miniaturas das imagens, um diretório com as imagens organizadas por regiões e a possibilidade de fazer zoom nas imagens.
in  http://lerebooks.wordpress.com/2012/12/03/ebook-gratuito-a-terra-como-arte-da-nasa/



[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]