segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ebooks sobre ciência em banda desenhada e em português

O projeto Savoir sans Frontières, coordenado por Jean-Pierre Petit e Gilles d’Agostini, oferece mais de 300 ebooks sobre ciência em banda desenhada, em 36 línguas, entre as quais o português. Os títulos disponíveis na nossa língua  são mais de duas dezenas e abrangem temas como  a teoria da relatividade, a astronomia, o Big Bang, os buracos negros, a economia, a informática, etc.

domingo, 25 de novembro de 2012

Revista “Blimunda” celebra os 90 Anos de José Saramago


Já no seu sexto número, a revista digital da Fundação José Saramago veste a imagem dos 90 Anos de José Saramago e dedica o seu número de novembro ao Escritor.
Os conteúdos deste número são quase na íntegra dedicados ao Nobel português, pelos seus 90 Anos. O dossier central recebe textos de Harold Bloom, Mario Benedetti, Manuel Gusmão, James Wood, Luciana Stegagno Picchio, Carlos Fuentes, John Updike, Juan Cruz e Eduardo Lourenço, acompanhados pelas ilustrações que compõem a exposição que pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro “Aeroporto” e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Presentes neste dossier estão também as 90 Palavras, que nos foram enviadas por leitores de Saramago das mais diversas origens geográficas.
Na secção infantil e juvenil, Luísa Ducla Soares e Andreia Brites escrevem sobre a obra infantil de José Saramago, através de um percurso biográfico do Autor e de uma análise mais profunda à obra A Maior Flor do Mundo.
Para descarregar gratuitamente aqui.

in http://lerebooks.wordpress.com/2012/11/23/revista-blimunda-celebra-os-90-anos-de-jose-saramago/

Eça de Queiroz




  1. Eça de Queirós nasceu a 25 de Novembro, em 1845.

    Eça de Queirós foi um dos maiores escritores portugueses e simultaneamente um dos maiores pensadores. Retratou como ninguém a sociedade e a psicologia dos portugueses, num estilo irónico e ...
    humorístico único, presente nos seus romances, crónicas e correspondência. Mais radical nos seus primeiros escritos, mais conservador nos últimos, em todos grassa uma actualidade e uma acutilância que continua a surpreender passados mais de cem anos sobre a sua morte.

    A visão e crítica de Eça de Queirós sobre os costumes em geral, e os portugueses em particular, continua surpreendentemente válida nos dias de hoje, provando que a evolução é pouco mais que um conjunto de progressos técnicos, e que as características do povo português, em todos os aspectos da sociedade, se mantêm praticamente iguais. Em 320 citações e 120 textos, complementados com excertos capitais dos seus principais romances, a sabedoria de Eça de Queirós encontra-se condensada neste livro para usufruto por si própria ou como incentivo a leituras mais aprofundadas da sua obra.
                                         "É o coração que faz o carácter." Eça de Queirós

    in http://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=241965639199389&set=a.180009662061654.48551.157842324278388&type=1&theater

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aprender com a biblioteca escolar" - Documento publicado pela RBE


"Aprender com a biblioteca escolar" - Documento publicado pela RBE, Portugal - http://rbe.min-edu.pt/np4/709.html

O documento, intitulado Aprender com a biblioteca escolar, surge na senda dos movimentos de carácter geral referidos e da publicação, em Portugal, das Metas curriculares, para as quais pretende contribuir, através de um conjunto de indicadores, atividades e estratégias de aprendizagem de carácter transversal, essenciais à afirmação de uma cultura de ensino e aprendizagem que vá ao encontro das necessidades dos alunos do século XXI.
O documento constitui-se como um instrumento de trabalho em aberto, estando prevista a sua utilização experimental, em 2012-13, apenas num conjunto limitado de escolas piloto, já selecionadas.

Paralelamente, procede-se à divulgação geral do mesmo, oferecendo a todos a possibilidade de o explorarem de forma voluntária e livre, caso o desejem fazer.

O Referencial e um conjunto de materiais complementares podem ser acedidos através das seguintes ligações ou, diretamente, na área de conteúdos do portal RBE:
- Aprender com a biblioteca escolar [PDF]
- Aprender com a biblioteca escolar: enquadramento e conceção [PDF]
- Aprender com a biblioteca escolar: apresentação [PDF]


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Queres ser monitor na Biblioteca?


Se és responsável, organizado, se tens espírito de iniciativa, liderança e dinamismo, alguma paciência e tolerância...
Se tens alguma disponibilidade de horário,
se gostas de ler, pesquisar e orientar outras pessoas,


junta-te à equipa e ajuda a melhorar o funcionamento da
NOSSA BIBLIOTECA

     Funções do Monitor
Apoiar os colegas em todas as atividades que tenham a ver com a utilização dos computadores
- Utilizar o processamento de texto (Word);
- Utilizar programas de desenho;
- Inserir disquetes ou pendrive e gravar e imprimir trabalhos;
- Inserir e ler CD-ROM;
- Fazer pesquisas na Internet;

Apoiar os colegas em todas as atividades que tenham a ver com a leitura e pesquisa de informação
- Ajudar os colegas a encontrar um livro, procurar informações sobre um determinado
tema; 
- Manter os livros arrumados, de acordo com a catalogação e verificar, com frequência, se estão colocados no sítio certo;
- Voltar a colocar o livro na prateleira de onde o tiraram, de acordo com a sua catalogação;
- Manter as revistas arrumadas;
- Confirmar se os jornais em exposição são os do dia e arrumá-los;
- Participar na divulgação dos livros adquiridos;
- Organizar, em colaboração com os outros monitores,pequenas actividades de animação: concursos, apresentação de livros, exposições...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Braille - transcritor








«O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3 e braille. O serviço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), proprietário do serviço. O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento (ex. HTML, Word, TXT ou RTF) por e-mail e em poucos minutos os documentos são devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada. Um dos pontos positivos é que não é necessária a instalação de tecnologia adicional no computador dos utilizadores, basta qualquer computador que esteja ligado à Internet e uma conta de e-mail. »




Saramago e concurso

Hoje é dia de celebrar José Saramago 
(16 de Novembro de 1922 — 18 de Junho de 2010)



“Ler e imaginar são duas das três portas principais – a curiosidade é a terceira – por onde se acede ao conhecimento das coisas."
(José Saramago)

Um vídeo síntese sobre o escritor português, Prémio Nobel, José Saramago, por 



A Maior Flor do Mundo




Concurso: SARAMAGO - UMA HISTÓRIA DE 90 ANOS | Alunos do 12º Ano | Docentes de todos os níveis de educação/ensino (sedes)



Mensagem enviada às escolas pelo PNL:
Caros Diretores,
No ano em que se celebra o 90º ano do nascimento do escritor José Saramago, o Plano Nacional de Leitura, em conjunto com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Editora Leya-Caminho e a Fundação José Saramago, associam-se para assinalar o percurso pessoal e literário deste autor, de forma abrangente e com especial destaque para o público escolar.
Neste sentido, é lançado o Concurso SARAMAGO – UMA HISTÓRIA DE 90 ANOS’(de 16 de novembro/2012 a 11 de março/2013) dirigido aos alunos do ensino secundário e aos docentes dos diferentes níveis de educação/ensino, com o objetivo de estimular a criação e divulgação de trabalhos/textos, em suporte digital, e procurando incentivar a revelação de novos talentos.
A iniciativa apela à participação ativa de alunos e professores, através da produção de textos originais com inspiração na obra de Saramago [ver Regulamento na página dos Concursos PNL], utilizando as tecnologias como suporte de apresentação (formato digital).
Todas as escolas da rede pública (sede de agrupamentos e escolas não agrupadas) e escolas privadas têm disponível, no Sistema de Informação do PNL, dois formulários para inscrição no concurso:
SARAMAGO - Uma História de 90 Anos (Alunos)
SARAMAGO - Uma História de 90 Anos (Docentes)
Apelamos à divulgação desta iniciativa junto de todos os docentes e alunos do 12º Ano, nas escolas em que este nível de ensino funcione.
Para mais informações ou esclarecimentos enviar por Correio eletrónico para o PNL.
Cumprimentos cordiais,
O Comissário do PNL,
Fernando Pinto do Amaral

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Google story builder - ferramenta para criar histórias


A Google lançou na sexta-feira passada uma nova ferramenta, intitulada Google Story Builder, que permite ao utilizador, de uma forma fácil, criar e publicar pequenas histórias. Começa-se por definir os personagens, acrescenta-se o texto para cada uma, escolhe-se, se se desejar uma banda sonora, e já está. O resultado é uma espécie de vídeo que reproduz a história e que fica disponível online para partilhar com outros utilizadores.
in http://lerebooks.wordpress.com/2012/11/12/google-lanca-ferramenta-pra-criar-historias-online/

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LETRAS E LITERACIAS: CARTAZES MIBE

LETRAS E LITERACIAS: CARTAZES MIBE: Em forma de homenagem aos cartazes construídos para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), deixamos este pequeno ...veja o nosso caratz ao minuto 3.26

link para visualizar filmes


Aqui segue um link para visualizar filmes que pode ser muito útil:

http://oxe7.com/

No pequeno rectângulo cinzento à esquerda de cada filme, clicar em abrir post. Depois é só clicar em ver filme online. Já inclui legendas em português. Pode-se ver em iPhones e iPads.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dia de São Martinho

Dia de São Martinho
Carregado por em 16/11/2009

ver o que a BE fez em 2008


Sofia de Mello Breyner Andresen

Sofia de Mello Breyner Andresen.

(6 de Novembro de 1919 — 2 de Julho de 2004)
Uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.

«Comecei a escrever numa noite de Primavera, uma incrível noite de vento leste e Junho. Nela o fervor do universo transbordava e eu não podia reter, cercar, conter – nem podia desfazer-me em noite, fundir-me na noite. No gume da perfeição, ...
no imenso halo de luz azul e transparente, no rouco da treva, na quase palavra de murmúrio da brisa entre as folhas, no íman da lua, no insondável perfume das rosas, havia algo de pungente, algo de alarme. Como sempre a noite de vento leste misturava extase e pânico…»


 

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]