domingo, 31 de janeiro de 2010

Portal das Escolas disponibilza revistas e jornais digitalizados

A partir de hoje, no Portal das Escolas, e para os professores registados, ficarão disponíveis, de forma gradual, mais de um milhão e duzentas mil páginas de jornais e revistas, históricas e actuais, do Grupo Impresa. Este acervo digital, com conteúdos de qualidade, visam a sua utilização em contexto pedagógico.

O Incrível Rapaz Que Comia Livros


O Incrível Rapaz Que Comia Livros, de Oliver Jeffers

Segue o link para o filme do livro O Incrível rapaz que comia livros
http://www.youtube.com/watch?v=nmS2PTp8Xls

Sinopse
Esta é a história de um rapaz com um apetite insaciável… por livros. Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se na pessoa mais esperta do mundo. Até que percebe os malefícios deste hábito peculiar…. Já não consegue digerir bem, as coisas que aprendeu começam a ficar todas baralhadas e tem de parar.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Concurso Nacional de Leitura 1ª fase

Decorreu, dia 6 de Janeiro, a 1ª fase da eliminatória do CNL, iniciativa do Plano Nacional de Leitura.

Ler mais aqui.
As provas, da total responsabilidade da professora Cecília Mendes, que faz parte da equipa da BE/CRE , incidiram em livros recomendados pelo PNL.Concorreram 48 alunos do 3º ciclo e 5 do ensino secundário.

Os 6 vencedores estarão presentes na eliminatória da fase distrital, em Março, numa Biblioteca Municipal a designar pela tutela.

Vencedores do Ensino secundário: Filipe Alexandre Dias, 11ºA, Patrícia Alexandra Tavares Militão, 11ºB e Filipa Camisão, 11ºA.
Vencedores do 3º ciclo: Eduarda Flores Marques,9ºB, Ana Marta Serrano Magro, 7ºD e Maria Inês Francela Marques, 8ºC.
Parabéns e boas leituras!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

os 50 autores mais influentes do século XX



...E O QUE APRENDEMOS, ou devíamos ter aprendido COM ELES é uma compilação feita por José Mário Silva para a revista LER, absolutamente imperdível!

Obrigada, Angelina Maria Pereira por partilhar!
Quem é? coordenadora interconcelhia da RBE (Amarante, Maia, Matosinhos, Vila do Conde)
"You want change the world? Make sure the principal is fighting with you."

Isaac Newton



O Google tinha hoje uma imagem que lembrava o aniversário do nascimento de Sir Isaac Newton.
Mas quem foi Sir Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, a 4 de janeiro de 1643 e falecido em Londres, a 31 de Março de 1727?
Não se sabe ao certo se é lenda mas, estando debaixo de uma macieira, uma maçã atingiu-o na cabeça, o que o terá inspirado na sua teoria da gravitação universal.
estórias
Era um fim de tarde de 1606. O jovem Isaac Newton, com um livro debaixo do braço, penetrou no pomar da mãe no coração da Inglaterra. Sentou-se sob uma árvore e a mais famosa maça da história caiu, certamente q lhe doeu mas também fez com q o jovem cientista de vinte e três anos pensasse no assunto.
No mesmo dia, Isaac debatia-se com o problema do que mantinha a Lua na sua órbita à volta da Terra e os planetas nas suas rotas em volta do Sol. Foi depois de pensar sobre a causa da queda da maça, que ele começou a encontrar a resposta para aquelas questões.
in http://www.ajc.pt/cienciaj/n16/estorias2.php3

ver também aqui!
[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]