domingo, 30 de novembro de 2008

Arquivo Pessoa e portal MultiPessoa na internet



Arquivo Pessoa



Agora não tem desculpa para não participar no festival de curtas-metragens Curta Pessoa (+ uma inovação BiblioFilmes Festival) da secção Curta BiblioFilmes, pois toda a obra de Fernando Pessoa foi colocada on-line:

Base de dados Arquivo Pessoa com obra do escritor já está disponível na Internet, Isabel Coutinho, 28.11.2008 (jornal Público)

«O Arquivo Pessoa (http://arquivopessoa.net) é uma base de dados da maior parte da obra pessoana e tem capacidades de pesquisa de texto complexas. A recolha de textos para o projecto baseou-se nas edições principais da obra pessoana, mas não em todas. Estão lá as primeiras edições de cada obra e, em alguns casos, versões posteriores.»

«Além de poemas de Pessoa e dos vários heterónimos podem ser consultados textos filosóficos, correspondência, textos de auto-análise, escritos ocultistas, etc.», diz ainda a notícia.

«O portal MultiPessoa (http://multipessoa.net) é "um instrumento didáctico". Na secção Labirinto [Viagens guiadas para estudantes e curiosos] encontra-se uma selecção antológica de textos de Fernando Pessoa em 13 percursos temáticos organizados em hipertexto, através do qual o leitor pode navegar (Vida e Obra, Obra Pública, Ocultismo, Fausto e Portugal são alguns dos percursos possíveis).»

(Mais inspiração para participação nos Prémios Trailer de Livros, BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! ou ao Curta BiblioFilmes)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]