sexta-feira, 9 de maio de 2008

LER DÁ GOZO





Ler dá Gozo - texto do Luís Tomé, 9º ano



Como participante, achei o “Ler dá Gozo”, actividade realizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, extremamente importante.
O concurso teve três etapas (pelo menos para o 9ºano): primeiro, tivemos de ler o texto “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Eu achei o texto engraçado e uma boa maneira de retratar as classes sociais daquele tempo; a segunda etapa, consistia em fazer uma série de perguntas e respostas em cartões sobre o tema da peça de teatro. Quando acabámos os cartões, fizemos um género de mini-campeonato dentro da turma. O vencedor iria à final defrontar a equipa vencedora da turma rival. Na minha turma os vencedores foram Os Gambozinos, a equipa à qual eu pertencia.
Finalmente chegou o dia da final! A final foi renhida e, tal como o nome do concurso, deu gozo. Felizmente foi a minha turma que ganhou.
Contudo, o Plano Nacional de Leitura não acabou no concurso. Agora, nas aulas de Área de Projecto continuamos a ler. Estamos a ler “As Minas de Salomão” de Rider Haggard, uma tradução de Eça de Queirós. Esta iniciativa é importante não só para treinar a leitura, mas também porque ler é fundamental. Por isso, agora, nas férias comprem um livrinho e …toca a ler! Há para todos os gostos, por isso não há desculpas! Eu já comprei o meu!
[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]